segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

Programação Fase TV - De 07 a 13 dezembro de 2014

Programas produzidos pela FASE TV:

·        Programa Arte & Cultura                Tema: “Bruno Belo – Colecionador de Fragmentos”:

o    Um dos talentos da nova geração da arte contemporânea, Bruno Belo utiliza conceitos de arquitetura, fotografia e cinema em seus trabalhos. Utiliza projetores para sobrepor camadas de imagens, reveladas através de transparências e janelas. No programa, o artista visual fala de como sua formação original como arquitetodialoga com as obras artísticas. 

·         Programa Minuto Fase                   Tema: “Petrópolis Gourmet”:

o    A 14ª edição do 'Petrópolis Gourmet', o festival gastronômico mais tradicional da região serrana do Rio, reúne 56 restaurantes. A cada ano, os chefs recebem um desafio diferente. Desta vez, o tema é “Do Mar à Serra”.  Patrocinadora do Gourmet, a FMP/Fase também participa do festival com outros dois cursos: o de Medicina, através do projeto Anel da Solidariedade, e o de Nutrição, com a análise nutricional dos cardápios. 

·         Programa Minuto Ambiental          Tema: “Metarreciclagem”:

o    Brasil descarta 1 milhão de toneladas de componentes tecnológicos por ano.Resíduos perigosos que incluem materiais tóxicos, como metais pesados.Em Petrópolis, um projeto inovador une a reciclagem de componentes eletrônicos à  arte.  A iniciativa está sendo desenvolvida pela Faerterj, instituição estadual de ensino superior, que tem como carro-chefe o curso de Tecnologia da Informação.

·         Programa Em Questão                   Tema: “A Evolução do Tratamento Contra a Aids”:
o    O vírus HIV foi identificado em 1981. De lá pra cá muita coisa mudou. Da monoterapia, com um medicamento principal, como o AZT, à combinação de uma série de drogas, o famoso “Coquetel”, o tratamento foi aprimorado e os efeitos colaterais reduzidos. Mas a epidemia ainda representa um problema sério de saúde pública e enquanto os índices de infecção caem no mundo, no Brasil o crescimento de novos casos foi de 11%. O Em Questão debateu o assunto com a coordenadora do Programa DST/Aids em Petrópolis, Maria Inês Ferreira, o presidente do Grupo S.O.S Vida, Antônio Carlos de Souza Pires e Cirlei Fernandes, soropositiva há 13 anos.

·         Programa Ao Redor                       Tema: “Frevo”:

o    O programa apresenta a riqueza do frevo, intitulado pela Unesco como Patrimônio  Imaterial da Humanidade. Marca registrada do carnaval pernambucano, a manifestação cultural é, na verdade, praticada durante todo o ano pelas comunidades tradicionais, que se dedicam ao desenvolvimento, à preservação e à transmissão de seus conhecimentos.  O episódio narra a história da evolução do frevo, a partir da mistura de música, dança, capoeira e artesanato.

·         Programa Faixa Interativa              Arte & Cultura – Tema: “Taruíra”:
o    Com trajetórias muito diferentes, os seis integrantes do grupo instrumental de Petrópolis construíram uma identidade de musical própria, marcada canções autorais e também releituras de clássicos da MPB, principalmente sambas e choros. O Taruíra também tem como característica a predileção por shows em locais públicos, com mais de 150 apresentações do projeto "Choro na Praça". O episódio mostra ainda as imagens do primeiro DVD gravado pelo grupo e disponibilizado gratuitamente na internet.
·         Programa Cinema Livre                 Tema: “Repare Bem”:
o    O filme registra a trajetória de Denise Crispim, filha de militantes comunistas que se envolve com o guerrilheiro Eduardo Leite, o “Bacuri”.  Grávida do companheiro, Denise é presa ao mesmo tempo em que seu irmão é assassinado pelo regime e sua mãe é enviada ao cárcere. Com o nascimento de sua filha, Eduarda, Denise é libertada e consegue asilo político no Chile, onde reencontra com a mãe. Durante esse período, Bacuri é capturado e assassinado após três meses na cadeia. Depois de um tempo exiladas no Chile,a ascensão do governo de Augusto Pinochet faz com que mãe e filha, Denise e Eduarda,  mudem-se para Itália. Passados 40 anos do ocorrido as duas recebem anistia do governo brasileiro e decidem contar sua história.

Programas produzidos pelo Canal Saúde da FIOCRUZ:

·         Programa Ligado em Saúde          Tema: “Tuberculose e AIDS”:
o    A médica pesquisadora do laboratório de pesquisa clínica em HIV/AIDS do IPEC/Fiocruz, Sandra Wagner explica a razão da tuberculose e a AIDS ainda serem normalmente associadas. Mostra o que já é feito no Brasil e o que ainda falta para que a infecção pelas duas doenças não aconteça.
·         Programa Ciência e Letras                        Tema: “As Liras de Marília”:
o    Thereza Christina Rocque da Motta,autora do livro e membro da Academia Brasileira de Poesia e Godofredo de Oliveira Neto, Escritor e Professor de Literatura da UFRJ, falam sobre o livro As Liras De Marília, que conta a estória de Marília que está noiva de Thomás Antônio Gonzaga e foi deixada para trás em Vila Rica há 7 dias do casamento em que ele foi preso e nunca mais o viu. E aquilo que ela planejou durante os 3 anos de noivado, foi tudo desfeito com a prisão dele por causa da Inconfidência Mineira, onde ele foi acusado de algo,segundo ele mesmo, não tinha feito.
·         Programa Canal Saúde na Estrada         Tema: “RS-Rio Grande do Sul”:
o    Duas experiências do Rio Grande do Sul premiadas na IV Mostra em Atenção Básica 2013. Em Marques de Souza, dentro do projeto Saúde nas Escolas, a equipe ESF cria e produz livros infantis para ter a leitura como mediadora na experiência "CONTANDO HISTÓRIAS PARA TRANSFORMAR HISTÓRIAS". Em Vacaria, o projeto 'CULTIVANDO SAÚDE" faz o plantio e a produção de produtos medicinais naturais, envolvendo unidades de saúde, horto municipal, escolas e população em torno de uma antiga tradição popular local.
·         Programa Unidiversidade                          Tema: “50 anos do Golpe Militar no Brasil”:
o    O unidiversidade fala dos 50 anos do Golpe Militar mo Brasil.
·         Programa Em Família                                 Tema: “Quem casa quer casa?”:

o    A produtora de TV e cinema, Paula Lagoeiro, a atriz e compositora Elvira Helena e o professor de filosofia da UERJ e pastor ecumênico, Alexandre Cabral, conversam sobre as expectativas e as realizações no casamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário