quarta-feira, 24 de setembro de 2014

Exposição Variações Berner -Artes 2014

Uma coletiva de artes visuais que reúne diferentes técnicas e temáticas em mais de 80 obras de artistas do Atelier Berner Artes, está em cartaz na Galeria Aloísio Magalhães do Centro de Cultura Raul de Leoni. A Prefeitura de Petrópolis, por meio da Fundação de Cultura e Turismo, promove a exposição “Variações Berner-Artes 2014” até o dia 04 de outubro, com entrada franca e visitação de terça-feira a sábado, das 13h às 18h e domingos, das 13h às 17h, com classificação livre.

Os artistas participantes da coletiva “Variações Berner-Artes 2014” participam do atelier desde a sua fundação, em 1997, produzindo trabalhos abstratos e figurativos em técnicas a óleo, acrílica, aquarela, têmperas, pastel e desenho. Segundo seu orientador técnico, o artista plástico Walter Berner, trata-se de um atelier “livre e eclético”.
Walter Leonardo Berner é orientador de artes e mantenedor de dois ateliers em Petrópolis desde 1997, com frequência regular de artistas que buscam aprimoramento e troca de experiências. Egresso da área empresarial, Berner atua no âmbito das artes há 50 anos, produzindo e expondo em mostras individuais e coletivas. Sua linha de trabalho abrange várias técnicas como óleo; acrílica; aquarela; têmperas minerais; xilogravura; pastel; esculturas e modelação em argilas. Estudou na Escola de Artes Visuais do Parque Laje, no Rio de Janeiro, no Centro de Artes Calouste Gulbenkian e cursos livres em outros ateliers.

O artista já produziu mais de duas mil obras de arte que estão entre colecionadores de países como Alemanha, Suíça, Estados Unidos, Portugal, Itália, Uruguai, Inglaterra, Espanha e Brasil, além da Campanha pró Comunidade de N.S.Aparecida/ Petrópolis; Acervo cultural Sh.Via Parque/RJ; "Revoada" p/ Capela Sta.Clara. Campanha para Comunidade de Funil / MG. Painel temático (“em algum lugar no deserto”) para um presépio na Igreja Sto Antônio no Rio de Janeiro. Além de exposições, Berner atua também como jurado de concursos de artes em Petrópolis. Mantém em seu atelier particular, oficinas regulares para todas as faixas etárias em diversas técnicas de artes plásticas; é parceiro voluntário em escolas e entidades interagindo com crianças, jovens e adultos com o “Projeto Tangará” (de sua autoria), e no projeto “ACALANTO” do Colégio Aplicação / UCP (2005/2007). Autor de artigos veiculados em portais de arte e nos portais da Igreja Luterana e jornais da cidade, Berner também ministra palestras sobre temas artísticos e religiosos.

Para o público que aprecia as artes visuais outras três exposições estão abertas no Centro de Cultura Raul de Leoni: “Yeah Mom – No Problem (um passeio pela Jamaica) de fotografias com curadoria de Catarina Maul, está no Espaço Alternativo de segunda a sábado ,das 13h às 18h e domingos das 13h às 17h, até dia 28 de setembro, com classificação livre; a exposição “Interjeição – Materialidade Emotiva” de Juliana Brasil, se encontra na Galeria Djanira, aberta de terça a sábado, das 13h às 18h e domingos, das 13h às 17h, até dia 04 de outubro, com classificação 18 anos; “Arte Temática – Água nos Jardins Imperiais” está na Galeria Van Dijk, de terça a sábado, das 13h às 18h e domingos das 13h às 17h, até dia 05 de outubro, com classificação livre. O endereço é praça Visconde de Mauá, 305, centro, tel: 2233-1202. 

Pintura da Catedral São Pedro de Alcântara por Walter Benner



Nenhum comentário:

Postar um comentário