terça-feira, 25 de outubro de 2011

Gravidez na Adolescência - Workshop



Serviço:

Dia 29 de outubro
Das 9h às 12h
Sala Arthur de Sá Earp Neto
Entrada Franca

Av. Barão do Rio Branco, 1003 - Centro
Petrópolis - Rio de Janeiro





As práticas sexuais dos jovens estão cada vez mais precoces. Diante dessa realidade e suas consequências, a gravidez na adolescência tem se apresentado em nossos espaços de trabalho.

Você professor, diretor, coordenador, sabe como agir diante dessa situação? Qual a repercussão de seu trabalho em sala de aula, no que diz respeito à prevenção da gravidez precoce e aos cuidados da adolescente grávida?

A Faculdade de Medicina de Petrópolis/Faculdade Arthur Sá Earp Neto (FMP/Fase), em parceria com o Ministério da Saúde, através do PET Saúde II – Programa de Educação pelo Trabalho –, realizou durante dois anos uma pesquisa qualitativa sobre gravidez na adolescência, em Petrópolis. O estudo foi liderado pela coordenadora do curso de Enfermagem da Fase, com o auxílio de seus alunos e dos estudantes de Medicina.

Os resultados encontrados foram surpreendentes, pois todas as entrevistadas conheciam os métodos contraceptivos e a maioria nutria o desejo de engravidar. Além dessa, foram identificadas outras categorias de significados, que consistem em restrição social, medo, ausência de maternagem, perda da adolescência e evasão escolar. Dessa forma, a escola toma vulto como parte essencial das seguintes questões: como agir diante da gravidez na adolescência? Há formas de prevenção? Como tratar a adolescente grávida?

Por esse motivo, realizaremos um workshop no dia 29 de outubro para debater o assunto e apresentar as especificidades da pesquisa, bem como as medidas que elaboramos para tentar amenizar o problema.

Venha discutir conosco essa realidade que nos toca todos os dias, em nossa sala de aula, nos corredores e pátios dos colégios. Surpreenda-se diante de uma nova percepção da gravidez na adolescência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário