quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Som e Luz especial

No feriado do dia 12 de outubro, o Museu Imperial estará realizando uma exibição especial do espetáculo Som e Luz.

Os moradores de Petrópolis terão igressos promocionais à R$ 5,00 e para os maiores de 80 anos e os menores de 07 anos, os ingressos são gratuitos.

O espetáculo tem ínicio às 20h e o Museu Imperial fica situado na Rua da Imperatriz, 220 - Centro. Mais informações no site Som e Luz - Museu Imperial ou pelo telefone 2245-4668 ou pelo e-mail mimp.someluz@museus.gov.br.

Um pouco sobre o espetáculo:

Show de história! 

Que tal voltar 150 anos no tempo 
para ser parte da corte de D. Pedro II? 

Quem nunca pensou em voltar no tempo? O Som e Luz Petrópolis oferece esta oportunidade ao reviver alguns dos mais importantes momentos do segundo reinado no Brasil. Trata-se de uma super produção que utiliza efeitos especiais de iluminação e sonorização para reviver a história de D. Pedro II. A iniciativa é fruto da parceria entre Eletrobrás/Procel (Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica), Museu Imperial e Fundação Roberto Marinho.

A viagem começa no dia do baile das princesas, quando as irmãs Isabel (Mika Lins) e Leopoldina são apresentadas a seus futuros maridos: o conde d’Eu e o duque de Saxe. Toda a corte está subindo a serra para comparecer ao evento. Você vai ouvir o cocheiro convidá-lo para embarcar na carruagem que leva os convidados para o palácio imperial. Seus acompanhantes são ninguém menos do que do marquês de Caxias – futuro duque de Caxias, interpretado por Cláudio Mamberti, num de seus últimos papéis – e o barão do Bom Retiro (Sérgio Mamberti) – amigo pessoal de D. Pedro II.

Enquanto a narração em off – na voz de Paulo Autran – guia você pelo jardim do atual Museu Imperial (simulando o trajeto de subida da serra), a iluminação cenográfica complementa a magia do espetáculo. De frente para a fachada do prédio, uma das principais surpresas do show: o palácio está iluminado e pronto para a festa, como há 150 anos. Inclusive, é possível ver, através das janelas, as silhuetas de D. Pedro II (Odilon Wagner foi o ator convidado para interpretar o personagem) e seus convidados. Estão todos lá: a família imperial e a corte brasileira.

Mas como a viagem apenas começou, o Som e Luz Petrópolis prepara outra surpresa: uma cortina d’água – posicionada estrategicamente no lado oposto à fachada do palácio – se torna a tela em que é projetada cenas do filme que complementa o show. Será possível acompanhar a fofoca das convidadas sobre a dança da princesa Isabel com André Rebouças, um negro que freqüentava os salões da família imperial.

O show ainda reserva espaço para contar sobre a Guerra do Paraguai, a proclamação da Lei Áurea e termina com a chegada da República. Em 45 minutos, a noite de Petrópolis é iluminada pelos efeitos especiais que permitem oferecer uma das mais inesquecíveis e emocionantes aulas de história brasileira.

Espetáculo. O Som e Luz Petrópolis é um show permanente, oferecido de quinta à sábado, no Museu Imperial. O projeto traz para o Brasil uma versão que explora recursos tecnológicos ainda mais avançados do que os utilizados nas edições que são apresentadas em locais como o Palácio de Versailles, em Paris, e nas pirâmides do Egito.

Em Petrópolis, além da cortina d’água – tecnologia espanhola – a própria fachada do Museu Imperial, residência preferida de D. Pedro II, vira palco para o espetáculo. Também foi necessário um cuidadoso estudo para adaptar o prédio, que é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). Fiação, equipamentos como projetor, refletores, caixas de som e a piscina para a cortina d´água precisaram ser camuflados ou enterrados sob o pátio para não descaracterizarem o local.
(Fonte: Release Geral - Site: Som e Luz - Museu Imperial)

Nenhum comentário:

Postar um comentário