quinta-feira, 22 de outubro de 2015

Museu Casa de Santos Dumont tem programação gratuita para o Dia do Aviador

O Dia do Aviador é comemorado em 23 de outubro, e para celebrar a data a Prefeitura de Petrópolis, por meio da Fundação de Cultura e Turismo, vai promover uma programação cultural com atividades gratuitas nesta sexta-feira, a partir das 9h, no Museu Casa de Santos Dumont. A entrada para visitação também será franca, com visita guiada explicativa ao Museu e ao Centro Cultural 14 Bis para escolas agendadas.

Casa de Santos Dumont - Alexandre Peixoto

Na programação está a apresentação dos músicos e educadores Eduardo Fernandes e Valéria Wanderley, intitulada “Música, História e Animação – Nas asas do Avião”. A dupla promete animar a garotada com cantigas e teatrinho de fantoche de Santos Dumont, contando suas histórias sobre a conquista do voo. É uma proposta de interação com o público infantil, que participa executando ritmos, coreografias e cantando, assim a visita ao museu torna-se um evento divertido e inesquecível para as crianças.

Eduardo Fernandes e Valéria Wanderley
As escolas da região também estão sendo convidadas para a exibição do curta-metragem de animação chamado “Albertinho”, produzido por um Projeto Social de Animação do Instituto Marlin Azul/Núcleo Animazul, e dirigido por alunos da Escola Municipal Mariano Ferreira de Nazareth, de Domingos Martins, no Espírito Santo. O filme tem aproximadamente 12 minutos e conta a história de um menino que sonha em poder voar, uma homenagem a Alberto Santos Dumont e ao centenário do voo do 14 Bis. Depois de assistirem ao filme, as turmas serão convidadas a realizar um trabalho sobre as invenções de Santos Dumont, refletindo sobre sua própria criatividade.

Origem da data

No dia 23 de outubro de 1906, o brasileiro Alberto Santos Dumont torna-se o primeiro ser humano a voar. A bordo do 14-Bis, sua criação, Santos Dumont faz um voo no Campo Bagatelle, na França, que ficaria registrado como o início de uma grande revolução nos meios de transporte na Terra: o avião. Em sua homenagem, a Lei nº 218, de 4 de Julho de 1936, decretou a data como Dia do Aviador no Brasil, ao primeiro voo feito na história e graças a um brasileiro. E nessa data também se comemora o Dia da Força Aérea Brasileira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário