quarta-feira, 7 de outubro de 2015

Exposições Imperdíveis em Outubro

Um novo mês que começa é sinônimo também de novas exposições nos espaços culturais da Prefeitura de Petrópolis, promovidas pela Fundação de Cultura e Turismo. A inspiração e criatividade dos artistas podem ser vistas na variedade de estilos que cada um apresenta: óleo sobre tela, fotografia, escultura, maquete, pintura e trabalhos em madeira. Confira as datas, horários e reserve um espaço na agenda para visitá-las:

Centro de Cultura Raul de Leoni
Praça Visconde de Mauá, 305 – Centro Histórico

Visitação: de 03 a 31/10, de terça a sábado, das 10h às 18h. Não abre aos domingos. Entrada franca e classificação livre.
  • Em “Anamaria Reissmann convida”, a artista apresenta na Galeria Van Dijk uma seleção de obras em óleo sobre tela com temas variados e faz citações de diversos artistas, o que proporciona ao público uma variedade de soluções pictóricas.

"Anamaria Reissmann convida"
Visitação: de 03/10 a 01/11, de terça a sábado, das 10h às 18h, domingo, das 10h às 17h. Entrada franca e classificação livre.
  • Juliana Brasil e Isabela Bentes apresentam uma mostra de fotos na qual uma sinergia estética comprova a complementaridade e sintonia da dupla de artistas. Na mostra “Uma câmera na mão e nenhuma ideia na cabeça”, na Galeria Djanira, o público verá imagens que remetem à contemplação e meditação.

"Uma câmera na mão e nenhuma ideia na cabeça"
  • “Fabiano Bittencourt” expõe na Galeria Aloísio Magalhães esculturas feitas com papéis ofício, jornais, cartolinas e revistas que iriam para o lixo. A mistura desses papéis com cola promove uma consistência que visto de longe lembra a madeira. Seus quadros e cartões também são feitos com materiais que a natureza disponibiliza como folhas, penas, cascas de cebola, alho, dentre outros.
"Fabiano Bittencourt"
  • Em comemoração aos vinte e cinco anos da logosofia em Petrópolis, membros e amigos da Fundação Logosófica participam da mostra “Imagens que falam”, com fotografias inspiradas nos ensinamentos de González Pecoche, autor da Logosofia. As fotos, complementadas com textos, podem ser vistas no Espaço Alternativo.

"Imagens que falam"
Centro Cultural Estação Nogueira
Av. Leopoldina, 317 – Nogueira

Visitação: até 18/10, de segunda a sábado, das 9h às 17h, e domingos e feriados, das 9h às 13h. Entrada franca e classificação livre.
  • “Madeira e Árvore” é o título da exposição que agrupa 20 trabalhos feitos com troncos queimados e raízes de árvores oriundas de supressões autorizadas, queimadas e quedas naturais. O propósito do artista Agostinho Gonçalves, nome artístico Augustus, é mostrar que sustentabilidade e arte constituem uma tendência da contemporaneidade. Ele se inspira nos trabalhos dos artistas Frans Krajcberg e Hugo França para transformar resíduos florestais em peças únicas. As peças expostas são de acervo próprio, não estando à venda.
Visitação: de 23/10 a 8/11, segunda a sábado, das 9h às 17h, e domingos e feriados, das 9h às 13h. Entrada franca e classificação livre.
  • A segunda exposição, “Sincronismo Primitivo”, é da artista plástica Marina Sampaio, uma das moradoras mais antigas de Nogueira. Ela e o seu marido foram um dos primeiros comerciantes do bairro, onde construíram uma vida e uma história de amor ao lugar. Após a perda do marido, ela se matriculou num curso de pintura como forma de distração, mas que acabou despertando uma motivação de superação da ausência dele. Surge assim uma explosão de arte, beleza e harmonia, apresentada em suas obras que enfatizam paisagens, flores e trazem um colorido forte que dá vida às suas telas em acrílico. Um misto de sensibilidade e primitivismo, com traços e cores de grande beleza.
Centro Cultural Celina de Oliveira Barbosa
Rua Capitão José Leal, s/nº – Pedro do Rio
Visitação: de 14 a 25/10, de segunda a sábado, das 9h às 18h. Entrada franca e classificação livre.
  • Artistas plásticos do 4º distrito e região realizam a “Exposição de pintura em tela” com o tema ‘Cor e luz’.
Centro de Artes e Esportes Unificados Praça Corta Rio
Estrada União Indústria, s/nº – Posse
Visitação: de 05 a 16/10, de segunda a sexta, das 9h às 17h. Entrada franca e classificação livre.
  • No mês das crianças o CEU Praça Corta Rio na Posse recebe o "Mini Circo Tonelli's". A maquete, elaborada pelo artesão e motorista José Fernando Tonelli, morador do Carangola, encanta a todos bela beleza e riqueza de detalhes, levando o público a viajar pelo mágico mundo do circo. As miniaturas reproduzem toda a estrutura de um grande circo com trailers, praça de alimentação, tenda, carretas para transporte, cercado para animais, tenda, carrocinhas de pipoca, algodão doce e muitos outros objetos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário