terça-feira, 16 de junho de 2015

Programação Cultural de Petrópolis - Junho de 2015

16/06 – terça-feira

19h – Festival de Filmes Argentinos: “9 Rainhas”
Marcos (Ricardo Darín) e Juan (Gastón Pauls) são dois picaretas que estão prestes a dar o golpe de suas vidas. Os dois se conhecem numa madrugada, após Juan tentar dar um golpe em um balconista, e resolvem se unir para participar de uma negociação milionária, envolvendo uma série de selos falsificados conhecidos como "Nove Rainhas".
Elenco: Ricardo Darín, Gastón Pauls
Direção: Fabián Bielinsky
Gênero: Drama, Suspense
Duração: 1h 55m
Classificação: 12 anos


17/06 – quarta-feira

19h – Festival de Filmes Argentinos: “Tese sobre um homicídio”
Ricardo Darín vive Roberto, um advogado e professor de pós graduação em Direito. Ele trava um batalha pessoal contra um aluno e se envolve pessoalmente na investigação de um assassinato, que acredita ter sido cometido por ele diante de seus olhos.
Elenco: Darín, Alberto Ammann
Direção: Hermán Goldfrid
Gênero: Suspense
Duração: 1h 46m
Classificação: 14 anos


18/06 – quinta-feira

19h – Festival de Filmes Argentinos: “Dois Irmãos”
Susana (Graciela Borges) é uma agente imobiliária de 54 anos, egocêntrica, possessiva e dominante. Diferente dela, seu irmão Marcos (Antonio Gasalla), 10 anos mais velho, é uma pessoa boa e sensível, que passa os dias cuidando da mãe. Sua vida muda depois da morte da matriarca, quando Susana o coloca para fora do apartamento onde sempre morou. Solitário e sem grandes realizações, se vê obrigado a deixar Buenos Aires em busca de um novo caminho para seguir.
Elenco: Graciela Borges, Antonio Gasalla
Direção: Daniel Burman
Gênero: Comédia/drama
Duração: 1h 42m
Classificação: 12 anos


19/06 - sexta-feira

19h – “Psicose”
Marion Crane (Janet Leigh) rouba a firma em que trabalha e foge com o dinheiro. Uma tempestade a faz parar num hotel de beira de estrada, onde é recebida pelo estranho, porém afável, Norman Bates (Anthony Perkins), que cuida do lugar. Quando Marion desaparece, sua irmã e o amante decidem investigar. (Filme do Projeto Escurinho do Cinema com debate após a exibição)
Elenco: Perkins, Janet Leihg
Direção: Alfred Hitchcook
Gênero: Suspense
Duração: 1h 49m
Classificação: 14 anos


20/06 – sábado

17h – Festival de Filmes Argentinos: “Valentin”
Ano de 1960, em Buenos Aires. Valentin (Rodrigo Noya) é um menino de 9 anos que vive com sua avó (Carmen Maura), já que seu pai vive ocupado trabalhando e sua mãe está desaparecida desde a separação de seu pai. Solitário, Valentin divide seu tempo sonhando se tornar um astronauta e ouvindo as histórias contadas por sua avó.
Elenco: Noya, Carmen Maura e Julieta Cardinali
Direção: Alejandro Agresti
Gênero: Drama
Duração: 1h 23m
Classificação: 12 anos

23/06 – terça-feira

19h – Festival de Filmes Argentinos: “O Passado”
Produção argentino-brasileira. Rímini (Gael García Bernal) é um jovem tradutor que terminou recentemente um casamento de 12 anos com Sofia (Analía Couceyro), que foi sua 1ª namorada. A separação foi tranquila, até Rímini iniciar um namoro com Vera (Moro Angheleri), uma modelo de 22 anos. Um dia Sofia tenta beijá-lo à força, o que faz com que Vera, que presenciou a cena, morra atropelada. Um ano depois, já refeito, Rímini se casa com Carmen (Ana Celentano), sua parceira de tradução. O trauma da morte de Vera lhe rendeu uma amnésia misteriosa, que o faz se esquecer dos idiomas que precisa traduzir no trabalho. Ajudado por Carmen e pelo nascimento de seu filho, Lúcio, Rímini precisa se adaptar à sua nova realidade de marido dependente. Até que Sofia mais uma vez retorna à sua vida, sequestrando Lúcio e atraindo Rímini a um hotel de encontros.
Elenco: Gael Garcia Benal, Ana Celentano, Analía Couceyro, Moro Angheleri e Paulo Autran (em seu último papel no cinema), dentre outros
Direção: Hector Babenco
Gênero: Drama
Duração: 2h 36m
Classificação: 16 anos


24/06 – quarta-feira

19h – Festival de Filmes Argentinos: Medianeras – “Buenos Aires na Era do Amor Virtual”
Traz a história de Martin e Mariana, ou melhor, trata dos desencontros que, de alguma forma, unem os dois jovens. O casal se relaciona via internet e nunca se encontrou pessoalmente, mesmo morando em apartamentos um de frente para o outro.
Elenco: Jovier Drolas
Direção: Gustavo Drolas
Gênero: Romance
Duração: 1h 35m
Classificação: 12 anos


25/06 – quinta-feira

19h – Festival de Filmes Argentinos: Diário de motocicleta”
Produção multinacional. Che Guevara (Gael García Bernal) era um jovem estudante de Medicina que, em 1952, decide viajar pela América do Sul com seu amigo Alberto Granado (Rodrigo de La Serna). A viagem é realizada em uma moto, que acaba quebrando após 8 meses. Eles passam a seguir viagem através de caronas e caminhadas, conhecendo novos lugares e pessoas e enfrentando os maiores desafios de suas vidas.
Elenco: Gael García Bernal
Direção: Walter Salles
Gênero: Drama
Duração: 2h 06m
Classificação: 12 anos


Festival de Filmes Alemães
(Programação 26ª Bauernfest)


26/06 - sexta-feira

19h – “Edukators”
Depois de provocar um acidente com o carro de um rico empresário, a estudante Jule está encrencada. Ela deve pagar cerca de 100 mil euros para reembolsá-lo, e praticamente trabalha apenas para pagar a dívida. O namorado dela, Peter, é um jovem idealista e, ao lado do amigo Jan, promove ações rebeldes em mansões. Eles se autodenominam “os educadores” e entram nas casas de pessoas ricas, trocam todos os moveis de lugar e deixam suas mensagens de protesto espalhadas.
Elenco: Daniel Brühl, Stipe Erceg
Direção: Robert Zemeckis
Gênero: Drama
Duração: 1h 39m
Classificação: 14 anos


27/06 – sábado

17h – “Paixão por Acidente”
Vanessa é uma jovem de 30 anos que está eufórica com os preparativos de seu casamento. Quando seu noivo Tim viaja para Grécia a trabalho, parece ir ficando cada vez mais desanimado com o fato de se tornar um homem casado. Então Vanessa faz suas malas e vai ao encontro de seu grande amor. No vôo ela conhece um atraente e jovem sedutor chamado Janis, que ira ajudá-la a aprontar com seu próprio noivo, colocando-o em uma situação extremamente embaraçosa da qual ela própria irá salvá-lo. Tim reconhece todo o amor e esforço de sua noiva e implora pelo seu perdão, pedindo-a novamente em casamento. Será que ela vai aceitar?
Elenco: Alissa Jung, Manul Curtez
Direção: Felix Dünnemann
Gênero: Comédia Romântica
Duração: 1h 31m
Classificação: 12 anos

28/06 – domingo

17h – “Simplesmente Martha”
Martha (Martina Gedeck), com seu modo charmoso e obsessivo, cria verdadeiras obras de arte cozinhando num pequeno restaurante em Hamburgo. Apesar disso, seu cotidiano é monótono. Muito introvertida, ela praticamente não possui vida própria, dedicando-se totalmente ao trabalho. Tudo isso muda quando sua irmã morre em um acidente, fazendo com que ela tenha de cuidar de Lina (Maxine Foerste), sua sobrinha de oito anos. É quando aparece também Mario (Sergio Castellito), extrovertido cozinheiro italiano que consegue trazer um pouco de alegria para as duas.
Elenco: Martina Gedeck, Maxine Foerste
Direção: Sandra Nettelbeck
Gênero: Comédia Romântica
Duração: 1h 49m
Classificação: Livre


30/06 – terça-feira

19h – “A Onda”
Em uma escola da Alemanha, alunos têm de escolher entre duas disciplinas eletivas, uma sobre anarquia e a outra sobre autocracia. O professor Rainer Wenger (Jürgen Vogel) é colocado para dar aulas sobre autocracia, mesmo sendo contra sua vontade. Após alguns minutos da primeira aula, ele decide, para exemplificar melhor aos alunos, formar um governo fascista dentro da sala de aula. Eles dão o nome de "A Onda" ao movimento, e escolhem um uniforme e até mesmo uma saudação. Só que o professor acaba perdendo o controle da situação, e os alunos começam a propagar "A Onda" pela cidade, tornando o projeto da escola um movimento real. Quando as coisas começam a ficar sérias e fanáticas demais, Wenger tenta acabar com "A Onda", mas aí já é tarde demais.
Elenco: Jürgen Vogel
Direção: Dennis Gasel
Gênero: Drama
Duração: 1h 48m
Classificação: 16 anos


01/07 – quarta-feira

19h – “Adeus, Lenin!”
Em 1989, pouco antes da queda do muro de Berlim, a Sra. Kerner (Katrin Sab) passa mal, entra em coma e fica desacordada durante os dias que marcaram o triunfo do regime capitalista. Quando ela desperta, em meados de 1990, sua cidade, Berlim Oriental, está sensivelmente modificada. Seu filho Alexander (Daniel Brühl), temendo que a excitação causada pelas drásticas mudanças possa prejudicar a saúde da mãe, decide esconder-lhe os acontecimentos. Enquanto a Sra. Kerner permanece acamada, Alex não tem muitos problemas, mas quando ela deseja assistir à televisão ele precisa contar com a ajuda de um amigo, diretor de vídeos.
Elenco: Daniel Brühl, Katrin Sass, Chulpan Khamatova
Direção: Wolfgang Becker
Gênero: Comédia Dramática
Duração: 1h 58m
Classificação: 14 anos


02/07– quinta-feira

19h – “A Fita Branca”
No início do século XX, a população de um pequeno vilarejo alemão é assombrada por uma série de tragédias. Tudo começa quando o médico local é hospitalizado, após seu cavalo tropeçar em um arame colocado na entrada de sua propriedade. Ainda durante a investigação pela polícia, uma funcionária da fazenda do Barão sofre um aparente acidente de trabalho e não resiste. As duas fatalidades chocam todos, mas em algumas semanas a população já começa a esquecer.
Quando o Barão organiza uma grande festa, dois outros incidentes acontecem e voltam a assustar o povo.
Elenco: Christian Friedel, Ernst Jacobi, Ulrich Tukur
Direção: Michael Haneke
Gênero: Drama
Duração: 2h 24m
Classificação: 16 anos


03/07 - sexta-feira

19h – “Lugar nenhum na África”
Em 1938 ainda não havia guerra, mas os sinais de que a Alemanha não era mais um lugar seguro para os judeus eram claros. Foi por isso que o advogado Redlich (Merab Ninidze), em viagem à África, escreve para a mulher, Jettel (Juliane Koler), pedindo que ela e a pequena Regina, a filha do casal, se mudem para o Quênia, onde podem começar vida nova como fazendeiros. Representando a Alemanha no Oscar 2003, Lugar Nenhum na África levou a estatueta de filme estrangeiro.
Elenco: Juliane Köhler, Lea Kurka
Direção: Caroline Link
Gênero: Drama
Duração: 2h 21m
Classificação: 12 anos


04/07 – sábado

17h – “Aprendendo a mentir”
Perceber que o tempo passou e não poder fazer nada para mudar os erros passados dá a sensação de impotência. Nos anos 90, aos 32 anos, Helmut chega à conclusão de que não fez muita coisa importante na vida e que perdeu muitas chances no passado, depois de não ter vivido o romance com o amor de sua vida, Britta.
Elenco: Heinz Schubert, Sophie Rois, Fabian Busch
Direção: Hendrik Handloegten
Gênero: Comédia Dramática
Duração: 1h 27m
Classificação: 16 anos

04/07 – domingo

17h – “A vida dos outros”
O filme narra a história de um agente da Stasi, a polícia política da República Democrática Alemã (Alemanha Oriental) chamado Gerd Wiesler (interpretado por Ulrich Mühe, falecido em 2007) que se envolve num serviço de escutas clandestinas do apartamento de um casal da cena cultural de Berlim Oriental, o escritor Georg Dreyman (Sebastian Koch) e a atriz Christa-Maria Sieland (Martina Gedeck). Mais tarde, ele se vê envolvido na vida do casal e tem um papel decisivo em seus destinos.
Elenco: Ulrich Mühe, Sebastian Koch, Martina Gedeck
Direção: Florian  Henckel von Donnersmarck
Gênero: Drama
Duração: 2h 17m
Classificação: 12 anos

Nenhum comentário:

Postar um comentário