quinta-feira, 2 de agosto de 2012

O Café Filosófico Quântico de agosto debate a aplicação das Cartilhas Educativas para sensibilização ambiental



O Café Filosófico Quântico vem sendo realizado no Centro Cultural FASE - FMP, desde 2009, de maneira gratuita e aberta a toda comunidade petropolitana.

Nesse semestre, as edições serão realizadas sempre na primeira terça-feira útil de cada mês, de 12 às 13h, em seu auditório.

A equipe é composta pelas professoras doutoras Marcia Varricchio (disciplina de Semiologia) e Marcia do Amaral (professora de Antropologia Filosófica), além do professor convidado, o engenheiro eletricista Marcos Tadeu Varricchio.

O objetivo do Café Filosófico Quântico é a Educação em Saúde, ao promover o diálogo entre os diversos saberes e ramos da ciência, priorizando e resgatando os valores éticos.

Esta é uma premissa embutida e necessária à compreensão sobre o conceito de Saúde e Qualidade de Vida proposto pela Organização Mundial da Saúde:

"Saúde é o bem estar físico, mental, emocional, social, espiritual e ambiental" 

A cada ano foi escolhido um tema central como objeto de reflexão, por onde as palestras e os convidados fluíram. Este ano o tema central tem sido a Ecoespiritualidade (termo trazido por Leonardo Boff) em sua várias formas de aplicação para nossos gestos cotidianos, sob uma perspectiva de sustentabilidade.

O primeiro semestre contou com a participação de ONG para meio ambiente e pela primeira vez com a presença de artistas da comunidade petropolitana que focaram sobre o que é espiritualidade e mostraram seus exemplos de trabalho e cidadania. Este segundo semestre será priorizada a discussão da Ecologia.

A primeira palestra do semestre, dia 07 de agosto de 2012, será a apresentação dos resultados preliminares da aplicação das Cartilhas Educativas para sensibilização ambiental, logo seguida de reflexão sobre como é percebida a promoção à saúde pela comunidade discente e pelas escolas de ensino fundamental.

Serviço:

Café Filosófico Quântico

Promoção à Saúde sob a Lei da Semelhança: Cartilhas Educativas para Sensibilização Ambiental
Profª Marcia Varrichio


07 de agosto de 2012
12h às 13h
Auditório do Centro Cultural FASE - FMP
Av. Barão do Rio Branco, 1003 - Centro, Petrópolis / RJ


Nenhum comentário:

Postar um comentário