terça-feira, 21 de agosto de 2012

FMP/ Fase comemora o sucesso do primeiro debate político


Neste ano, a faculdade foi a primeira entre as três instituições de ensino da cidade a levar a política para o ambiente acadêmico 

Na última sexta-feira (17/08), a FMP/Fase realizou o debate entre os cinco candidatos a prefeito de Petrópolis. Na ocasião, os candidatos Alex Dias (PSOL), Bernardo Rossi (PMDB), o atual prefeito Paulo Mustrangi (PT), Nelson Sabrá (PDT) e Rubens Bomtempo (PSB) debateram questões ligadas ao trânsito, turismo, saúde, sustentabilidade e educação. Neste ano, a instituição de ensino foi a primeira entre as demais a levar a política para conhecimento e discussão da comunidade interna.

Na abertura do evento, a diretora da FASE Maria Isabel de Sá Earp, destacou a importância da realização do evento no ambiente acadêmico, assim como, a veracidade das propostas de cada candidato. “É imprescindível a faculdade abrir espaço para as discussões políticas em busca do exercício da cidadania em prol dos nossos estudantes e da sociedade. Peço aos candidatos que não se esqueçam que estão sendo observados pelos alunos, tendo consciência que a conduta, as palavras e os exemplos podem decepcionar aos que tanto temos dedicado as nossas vidas para formar”, destaca.

O debate promovido em parceria com o Lions Clube e Associação Petropolitana de Engenheiros e Arquitetos (APEA) foi composto de cinco blocos. Na primeira rodada, os candidatos se apresentaram. No seguinte, eles responderam questões formuladas por professores, alunos e funcionários da instituição. Nas questões elaboradas, a saúde foi o tema principal, destacando as necessidades de recursos para o Hospital Alcides Carneiro e a falta de médicos na rede pública.

Na terceira rodada, os candidatos debateram questões formuladas por representantes de empresas locais, que apontaram a falta de creches e demais carências na educação infantil e de jovens no município. Já no penúltimo bloco, por meio de sorteio, foi a vez dos candidatos fazerem perguntas uns aos outros. Para fechar o evento, os participantes agradeceram a oportunidade do convite e fizeram as considerações finais. A gravação do debate da FASE pode ser vista na internet no site www.directlive.com.br/debate ou durante a programação da TVC canal 16 da Tech Cable.

Até o mês de setembro, o Lions Clube e a APEA realizam mais dois debates, desta vez, nas Universidades Católica de Petrópolis e Estácio de Sá.

 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário