quinta-feira, 16 de abril de 2015

Arte e emoção na Galeria Van Dijk

São apenas cores e movimento sobre telas, mas capazes de mexer com a emoção do observador. O trabalho da pintora Lê Borges, em sua primeira exposição individual, está agradando em cheio os visitantes da galeria Van Dijk, no Centro de Cultura Raul de Leoni. A mostra, promovida pela Prefeitura de Petrópolis por meio da Fundação de Cultura e Turismo, foi aberta à visitação nesta terça-feira, 7 de abril, e tem 14 trabalhos em estilo abstrato, feitos com técnica de pintura fluida com tinta e massa acrílica. Vai até o dia 3 de maio, com entrada franca.

A artista – Lê Borges, ou Elaine Bordes das Graças Farsura, é uma petropolitana de 35 anos que fazia teatro, mas mudou-se 12 anos atrás para Carmo, cidade pequena no interior do estado. Ali, longe da arte que praticava, sentia a falta da expressão artística e, quase por acaso, descobriu um novo talento. “Sete anos atrás, resolvi criar um quadro para decorar minha casa, e me surpreendi com o resultado. Todos os amigos que nos visitavam também se admiravam e me estimularam a continuar pintando.” Muitos quadros depois, mais alguns cursos que posteriormente procurou fazer para se aperfeiçoar e bastante pesquisa na internet, a artista começou a apresentar as primeiras telas ao público em mostras coletivas na cidade onde mora, até chegar à atual exposição, em Petrópolis.

Lê se inspira no trabalho do russo Vassily Kandinsky, precursor do abstracionismo, e do americano Jackson Pollock, que foi uma referência no expressionismo abstrato. Foi utilizando a técnica desenvolvida por ele que ela passou a explorar seu novo campo de trabalho: “Comecei usando o gotejamento da tinta, como Pollock, e depois passei à pintura fluida em tinta acrílica”, relata. Do hábito de deitar-se no terraço de sua casa, em Carmo, para observar a infinidade de estrelas que preenchem o céu noturno longe das luzes das grandes cidades, a artista tirou a inspiração para a série de telas que compõem a mostra. Todas representam galáxias.

A mostra pode ser visitada todas as tardes até o primeiro domingo de maio, com exceção das segundas-feiras, quando a galeria fecha para manutenção. De terça a sábado, o horário é das13h às 18h, e aos domingos, das 13h às 17h. O Centro de Cultura Raul de Leoni fica na Praça Visconde de Mauá, 305, Centro Histórico. O telefone é (24)2233-1200. A classificação é livre.

Outras informações com o Disque Turismo: 0800 024 1516.


Fonte: Fundação de Cultura e Turismo de Petrópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário