quinta-feira, 30 de outubro de 2014

Petrópolis homenageia Raul de Leoni

Hoje, a Prefeitura de Petrópolis, por meio da Fundação de Cultura e Turismo, vai prestar uma homenagem ao poeta Raul de Leoni, que dá nome ao maior centro municipal de cultura da cidade. O evento será na data do aniversário de nascimento do poeta, ocorrido em 1895.  A comemoração inclui uma caminhada poética, que partirá da Casa de Cláudio de Souza, às 16h, e atravessará a Praça da Liberdade e a Avenida Koeller, em direção à Praça Visconde de Mauá, em frente ao Centro de Cultura Raul de Leoni. Cerca de 30 poetas petropolitanos irão declamar poemas do homenageado ao longo da caminhada.

Será feita a colocação de flores diante do busto de Raul de Leoni, na frente do Centro de Cultura, e uma homenagem, reunindo os participantes no gramado da Praça Visconde de Mauá, em frente ao estabelecimento.

Sobre o poeta

Considerado por alguns críticos como um poeta parnasiano e por outros como um simbolista, Raul de Leoni nasceu no Rio de Janeiro no ano de 1895. Em 1914, ainda estudante universitário, começou a trabalhar como colaborador para diversos órgãos de imprensa do Rio de Janeiro, como a revista Fon-Fon, Para Todos, Jornal do Brasil, Jornal do Comércio, O Jornal e O Dia. Formou-se em Ciências Jurídicas e Sociais em 1916, teve uma breve passagem pela carreira diplomática em 1917/18 (desligou-se depois de servir por breves períodos em Cuba, no Uruguai e no Vaticano) e publicou seu primeiro livro, “Ode a um poeta morto”, em 1919. O segundo, “Luz Mediterrânea”, veio em 1922.  Teve uma antologia de seus poemas publicada em 1961, sob o nome “Trechos Escolhidos”.

Faleceu aos 31 anos, em Itaipava, onde se tratava de tuberculose, doença que o vitimou e que o havia impedido de assumir o cargo de deputado na Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, para o qual havia sido eleito em 1919, pouco depois de publicar seu primeiro livro. 




Fonte: FCTP

Nenhum comentário:

Postar um comentário