quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Organista Carioca Sergio Presgrave se apresenta na Catedral

Os amantes da música instrumental de qualidade já podem comemorar. No dia 25 de outubro vai haver um concerto imperdível com o talento carioca Sergio Presgrave no Órgão Guilherme Berner da Catedral de São Pedro de Alcântara. Esta será a atração do mês no programa Concertos de Órgão na Catedral 2013, que tem entrada franca.

Presgrave iniciou seus estudos organísticos com a professora Hora Diniz Lopes. Posteriormente, prosseguiu com Fritz Hoeffer e Dacyr Gatz.  Atualmente é orientado pelo professor Marco Aurélio Lischt, com quem tem trabalhado desde 2011. Suas atividades musicais estão ligadas aos cultos e missas nas Igrejas, atuando com regularidade também em casamentos na Catedral de Petrópolis e na igreja Batista Itacuruçá. Atuou como recitalista na primeira Igreja Batista do Rio de Janeiro, na Igreja do Divino em Bom Jesus de Itabapoana e na primeira Igreja Batista de São Paulo. Foi o responsável pelo projeto de transferência do importante Órgão de Tubos Lowndes, originalmente reformado para o novo templo da Christ Church, na Rua Real Grandeza, em Botafogo, e que hoje encontra-se instalado na primeira Igreja Batista do Rio de Janeiro. Atualmente exerce o cargo de Secretário na Associação Carioca de organistas (ACO).

CONCERTOS NA CATEDRAL - EDIÇÃO 2013 

Esta é a terceira edição da série de concertos do órgão Guilherme Berner da Catedral de São Pedro de Alcântara, que foi criado após a restauração do instrumento, terminada em dezembro de 2010. Promovido pela Paróquia São Pedro de Alcântara com apoio da Prefeitura de Petrópolis e da Fundação de Cultura e Turismo, o programa tem direção artística do organista Marco Aurélio Lischt e tem trazido a cidade nomes de excelência no cenário musical.
Nesta edição de 2013, haverá ainda mais uma apresentação, sempre na última sexta-feira de cada mês, às 20h. Em 29 de novembro será a vez de Benedito Rosa, também do Rio de Janeiro.
No concerto do dia 25, Sergio Presgrave executará o seguinte programa:

Prelúdio e Fuga em Dó Menor BWV 549 – Johann Sebastian Bach
Choral “Von Gott WillI Ich Nicht Lassen” BWV 658 - Johann Sebastian Bach
Marcha Triunfal baseada no Coral “Nun Danket Alle Gott” - Sigfrid Karg-Elert
Choral-Improvisationen “Ach Bleib Mit Deiner Gnade” - Sigfrid Karg-Ellert
Prelúdio e Fuga em Ré Menor – Felix Mendelssohn-Bartholdy
Melodia - Max Reger
Psalm – Prelude I – Herbert Howells
Suite Gothique Opus 25 – Leon Böellmann

Serviço:

Concerto do órgão Guilherme Berner da Catedral de São Pedro de Alcântara
Organista: Sergio Presgrave
Data: 25 de outubro
Horário: 20h
Local: Catedral de São Pedro de Alcântara, Centro 
Tel.: (24) 2246-1223
Apoio: Prefeitura de Petrópolis e Fundação de Cultura e Turismo
Disque Turismo: 0800 0241516
Entrada franca


Fonte: ASCOM PMP


Nenhum comentário:

Postar um comentário