quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Clic! Petrópolis - Festival promove potencial fotográfico da Cidade Imperial

O Centro Cultural FASE - FMP, Casa Hercílio Esteves recebe nesse mês de novembro, uma parte da exposição Clic! Petrópolis.


O objetivo do Clic! Petrópolis - Festival de Fotografia, realizado de 03 a 27 de novembro de 2011 em vários espaços da cidade, é integrar as áreas de fotografia, turismo e hotelaria. O evento, programado para acontecer no mesmo período do Petrópolis Gourmet, pretende mostrar aos visitantes e petropolitanos, o enorme potencial fotográfico existente na região, partindo de seus aspectos históricos até os dias de hoje.

A relação entre Petrópolis e a fotografia sempre foi muito intensa. D. Pedro II, em 1840, foi o primeiro fotógrafo a usar o daguerreótipo. Neste processo criado por Luiz Daguerre em 1837, não há imagem negativa. Mais tarde, sendo um grande colecionador e mecenas dessa arte, o imperador atribuiu títulos e honrarias aos principais fotógrafos atuantes no país. Esses foram apenas os primeiros passos da fotografia no Brasil. Na cidade foi criado um dos mais antigos Foto Clubes do Rio de Janeiro, a Sociedade Petropolitana de Fotografia -SOPEF, fundada em janeiro de 1960.

O patrimônio natural, histórico, cultural e arquitetônico reconhecido mundialmente, faz de Petrópolis fonte inesgotável para fotógrafos profissionais e amadores. A qualidade marcante desses artistas foi apresentada na primeira mostra de fotografia que a SOPEF realizou em 2010 comemorando seus 50 anos de fundação.

Claudio Partes, presidente da SOPEF, acredita que a parceria com o PC&VB agregou muitos benefícios ao projeto. "Este ano junto com o Petrópolis Convention & Visitors Bureau buscamos dar mais visibilidade ao evento se comparado com o que organizamos no ano passado, além de reforçar a união de petropolitanos e turistas por um gosto em comum; a paixão pela fotografia", afirma.

Em sua primeira edição, o Clic! Petrópolis reúne exposições coletivas e individuais, projeções, palestras, oficinas, visitas técnicas, passeios fotográficos entre outras atividades, no Centro Histórico, Bonfim, Araras e Itaipava, contando com o apoio e a parceria de vários profissionais e diversas instituições, entre elas o Senac, o Museu Imperial, Casa de Cláudio de Souza, Fundação de Cultura e Turismo de Petrópolis, o Centro Cultural FASE, Shopping Vilarejo, Arcádia Mall, entre outros.

Vários temas compõem a programação: fotografia com celular, linguagem fotográfica, história da fotografia no Brasil, diversidade de linguagem, tema, formato e suporte, fotografia de natureza, de moda, de gastronomia. A maioria das atividades são gratuitas e abertas ao público, demandam inscrição com antecedência e taxa de inscrição, apenas duas oficinas técnicas (com material incluso) e dois passeios promovidos pelo Jeep Club de Petrópolis.

Outro fator que alavanca o Clic! Petrópolis é a participação de nomes conhecidos no cenário fotográfico brasileiro e internacional como: Custódio Coimbra, Gabriel Paiva, Luiz Alvarenga (fotojornalismo), Alexander Landau (gastronomia), Ricardo Cruz (moda), Príamo Melo (natureza) e outros.

Para o Presidente do PC&VB, Bruno Wanderley, a cidade deve se acostumar com estes festivais. "A idéia é aos poucos inserir Petrópolis, com todo seu potencial dentro dos roteiros dos eventos fotográficos realizados no país, contribuindo para o turismo e a economia da região”.. O evento, programado para acontecer no mesmo período do Petrópolis Gourmet, pretende mostrar aos visitantes e petropolitanos, o enorme potencial fotográfico existente na região, partindo de seus aspectos históricos até os dias de hoje.

Nenhum comentário:

Postar um comentário