quarta-feira, 14 de maio de 2014

V FESTIVAL RURAL DO BREJAL ACONTECE NESTE SÁBADO



Neste sábado (17/5), acontece a quinta edição do Festival Rural do Brejal, no distrito da Posse. O evento será realizado na Praça do Piraju entre 9h e 22h. A expectativa é de um grande número de visitantes para a festa, que é organizada pela Associação Sócio-Educativa e de Turismo Eco-Rural doCircuito Caminhos do Brejal, em parceria com a Prefeitura de Petrópolis, por meio da Fundação de Cultura e Turismo e da Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Produção.

Além da oferta de pratos especiais nos restaurantes locais, na área de gastronomia, quem comparecer ao evento terá à disposição uma série de atrações gratuitas, que vai de oficinas diversas (cerveja artesanal,
bonsai, cerâmica e gastronomia) à observação do céu guiada por astrônomo. Dois shows agitam a noite: o da banda Hágora (pop, rock) e o de Daniel Monerat (música sertaneja de raiz). Também haverá cavalos de aluguel para cavalgadas, feiras de artesanato e de produtos locais, como cogumelos, ervas finas (frescas e desidratadas), escargots, legumes e verduras orgânicas, mudas de plantas ornamentais e frutíferas, bromélias, bonsais, conservas e geléias.

Conhecendo o Brejal - O Brejal foi o primeiro circuito de turismo ecorrural criado em Petrópolis, baseado no Agroturismo (tipo de circuito em que o turista conhece o local e também aprende como se faz o trabalho
de produção na propriedade, seja agricultura ou beneficiamento, por exemplo). O evento foi realizado pela primeira vez em 2002 pela Prefeitura, em parceria com o Sebrae, depois da grande obra de acesso ao
local, feita pelo prefeito Rubens Bomtempo no início de seu primeiromandato.

Esses dois órgãos identificaram os atrativos e empreendimentos existentes na área, que seriam capazes de chamar a atenção do turista, contataram os produtores, incentivaram a formação da Associação do circuito, forneceram cursos de capacitação e iniciaram a sua estruturação, transformando-o em “produto turístico”.

Hoje, além de ser o único circuito rural do Estado do Rio de Janeiro escolhido pelo Ministério do Turismo para participar do programa Talentos Brasil Rural (capacitação dos empreendedores do Circuito, visando receber jornalistas e turistas durante a Copa do Mundo), o Brejal também participa do Tour da Experiência, em que o viajante, além de conhecer o local, vai viver experiências sensoriais específicas.

É o caso de um dos chefs-de-cuisine responsáveis pelas delícias gastronômicas do V Festival Rural do Brejal, Gustavo Aronovich, que no Tour da Experiência abre a sua propriedade “Casa Grande e Senzala”. Neste produto turístico, além de guiar o visitante pelas plantações orgânicas de aipim, explicando tudo sobre o manejo orgânico, e pela fábrica de conservas de suas berinjelas e grão-de-bico, o chef oferece um almoço com esses produtos em receitas especiais, como as que pesquisou no Museu Imperial, no livro “O Cozinheiro Imperial”, com receitas servidas à época de D. Pedro II.


FONTE: ASCOM PMP

Nenhum comentário:

Postar um comentário