sexta-feira, 30 de maio de 2014

ESCRITORES E ARTISTAS MOVIMENTAM CENA CULTURAL



Termina nesta sábado (31/5) o projeto Cultura das Artes – Festival das Artes e Leitura de Petrópolis 2014. Centenas de petropolitanos já participaram das atividades que tiveram início na última segunda-feira (26/5). Cinema, shows de música e teatro, oficinas de criação artística com escritores famosos e artista plástico premiado, diálogos do público com personalidades de destaque na música e literatura brasileiras, além de contação de histórias, compõem a programação que é gratuita.

O evento é realizado pela Prefeitura de Petrópolis, por meio da Fundação de Cultura e Turismo e da secretaria de Educação em parceria com a entidade criadora do projeto, a ONG Casa do Conhecimento. Tem como patrocínio o governo do Estado do Rio de Janeiro e empresa CEG Rio. As atividades se desenvolvem no Theatro D. Pedro, Centro de Cultura Raul de Leoni e Palácio de Cristal.

Atividades de pensamento - Nesta quarta-feira (28/5), Moraes Moreira se apresentou no Theatro D. Pedro. Além de cantar, ele dialogar com o público sobre seus pensamentos a respeito de temas atuais. Durante a semana também participaram das atividades: Tony Garrido, Danilo, Stella Caymmi e o escritor Antônio Torres, o imortal da Academia Brasileira de Letras (ABL), que residente em Petrópolis.

Oficinas de criação – As atividades acontecem de manhã e à tarde, no Centro de Cultura. Na área das artes plásticas, o premiado artista contemporâneo Deneir, também criador de brinquedos com sucata, apresentou
quatro oficinas desta atividade na terça e quarta-feira. Na área da literatura, estiveram à frente da atividade: Ferreira Gullar, um dos maiores poetas brasileiros, escritor premiado, articulista, crítico de arte, biógrafo, tradutor, memorialista e ensaísta, que começou na terça-feira a traça um Panorama da Literatura Brasileira e apresenta a parte final nesta quinta; e Lúcia Fidalgo, autora premiada de inúmeras obras , contadora de histórias, bibliotecária, que realiza uma oficina, iniciada na quarta-feira e que terminará também na quinta, com o objetivo de construir formas prazerosas de ler, criar e contar histórias. A contação de histórias também ganha espaço nesta quinta e sexta-feira, no Centro de Cultura, com quatro artistas diferentes.

Cinema – Mostra ver ciência Petrópolis – A última oportunidade de conferir os filmes que interagem com a ciência será nesta quinta-feira. A mostra, que começou na terça, no Centro de Cultura, exibe os principais filmes científicos criados para a televisão pelas principais produtoras de filmes do gênero do mundo inteiro.

Shows - No sábado, a ação é no Palácio de Cristal, com shows de Bia Bedran e Banda “Ao Vivo”, da Cia. Teatral Língua de Trapo e contação de histórias com as Bisbilhotecárias.
 
FONTE: ASCOM PMP

Nenhum comentário:

Postar um comentário