terça-feira, 27 de maio de 2014

Juventude, Ação e Liberdade na praça

Uma exposição fotográfica diferente vai tomar conta da Praça da Liberdade na sexta-feira, 6 de junho. São os jovens de Petrópolis que, fotografados, darão forma a uma oca, mostrando como usam e ocupam os espaços urbanos em momentos de lazer. Flagrados pelas lentes do fotógrafo Sebastião Barbosa, eles revelam suas habilidades, seus talentos e interação no cotidiano das ruas. A exposição “Juventude em Ação”, promovida pela Prefeitura de Petrópolis através da Fundação de Cultura e Turismo (FCTP), pode ser conferida até 22 de junho.

“Ao encomendar este projeto ao Sebastião, pensamos em registrar a juventude na cidade, nos momentos que eles próprios têm razões para valorizar. É no lazer, em uma atividade esportiva, ou ainda no simples
encontro entre eles. Sugerimos que os jovens pudessem ser, ao mesmo tempo, autores deste olhar, clicando eles mesmos seus pares na cidade”, diz Thais Ferreira, presidente da Fundação de Cultura e Turismo de Petrópolis. O resultado foram imagens de jovens em atividades como skate, ciclismo estilo livre, slackline, malabarismo, música, dança, declamação de poesia, ou simplesmente trocando experiências e visões do mundo em diálogos pelas ruas, no exercício da liberdade e criatividade.
Sebastião Barbosa começou a carreira como fotojornalista. Trabalhou para a Revista Manchete, da qual foi também correspondente fotográfico em Paris por mais de dois anos. Depois de 10 anos na função, passou à foto publicitária, criando com parceiros um estúdio que fez campanhas para grandes marcas, nacionais e internacionais. Encerrou essa etapa ao trocar a objetividade do olhar fotográfico pela arte pura, através das lentes. Fez inúmeras exposições, recebeu prêmios, publicou livro, rodou por todo o país ensinando a técnica fotográfica associada ao olhar estético, criou projetos diferentes e, do primeiro deles, trouxe a ideia da oca, como galeria para exposição. Uma estrutura aberta, que, ao mesmo tempo, aglutina as pessoas e expõe os conteúdos sem barreiras, convidando qualquer passante a compartilhar das imagens, emoções, sentimentos e reflexões que elas provocam.

Na atividade de organizar as várias sessões de fotos do projeto “Juventude em Ação”, o artista plástico Cláudio Partes, trabalhando como produtor a serviço do fotógrafo, teve sua atenção despertada por inúmeras respostas de jovens convidados para as fotos, na hora de agendar. Eles se entusiasmavam, mas sempre priorizavam sua agendas pessoais. “A gente vê o comprometimento deles com o trabalho ou estudo”, afirma Cláudio. “Eles respeitavam seus horários de aula ou de expediente nas marcações e às vezes até desmarcavam o encontro porque havia surgido uma prova para se prepararem. Eles brincam, se divertem, se soltam nessas atividades de grupo, mas têm muito o que fazer e levam a sério suas obrigações. Quem pensa o contrário, se engana redondamente”.


FONTE: ASCOM PMP

Crédito: Sebastião Barbosa

Crédito: Sebastião Barbosa



Nenhum comentário:

Postar um comentário