quarta-feira, 18 de março de 2015

Exibições do Cinema360° em comemoração ao aniversário de Petrópolis

O Cinema360° é um conjunto de ações de exibição e difusão de filmes dos mais diversos gêneros e tempos, em salas da exibição à praças e eventos públicos.



Em atividade desde 2008, além de manter sessões mensais regulares na Sala de Cinema Humberto Mauro desde 2011, o Cinema360º é responsável também pela retomada de exibições na Galeria do Edifício Profissional, onde aconteceu a primeira projeção de filmes em Petrópolis em 1897, defendida também por pesquisadores como a primeira exibição de filmes produzidos no Brasil. 

Em 2015, o Cineclube está como um dos indicados na categoria especial do Prêmio Maestro Guerra Peixe de Cultura, um reconhecimento muito importante para o Cineclubismo na cidade.

No mês do aniversário da cidade, o Cinema360° exibe a cidade para a cidade. Na programação, filmes rodados, inspirados e produzidos em Petrópolis que recortam e produzem múltiplos olhares sobre a cidade.


Segundo Aline Castella, coordenadora de exibições do Cinema360°,os lugares escolhidos para as exibições fazem parte da história do aparecimento do cinema por essas terras e reorganizar essa cartografia de exibições pretende reconstruir a memória artística e cultural petropolitana.


Cronograma de exibições

19/03 (Quinta-feira), às 20h - Galeria do Edifício Profissional: Em 1897, onde hoje se situa a galeria do edifício Profissional, Victor Di Maio apresentou no Theatro Cassino Fluminense o que são consideradas as primeiras imagens em movimento produzidas no Brasil e algumas destas fitas reproduziam a vida na cidade. Nasce o cinema em Petrópolis!

22/03 (Domingo), às 19h - Palácio de Cristal: De 1902 até 1906, os irmãos Paschoal e Afonso Segreto, primeiros exibidores da cidade do Rio de Janeiro, alugam o Palácio de Cristal para reproduzir o seu Salão de Novidades com apresentações de números circenses e exibições de cenas curtas da vida cotidiana.Em 1908 eles fundam na cidade a primeira companhia cinematográfica brasileira.

26/03 (Quinta-feira), às 19h - Praça da Liberdade: Na década de 1940 e 50 duas produtoras da cidade se revesavam na exibição pública de filmes, a César Nunes Produções Cinematográficas, do jornalista César Nunes e a Petrópolis Film de Raul Mourão e Jacy Guarany. Ambas produziram imagens da cidade que correram o mundo além de exibir filmes gratuitamente na Praça da Liberdade e em outros bairros da cidade.

Programação de filmes

- “Uma jóia entre as montanhas” de Alexandre Penna 80' 2014
- “Noiva” de Janice Cristina e Williana Marcelino 15' 2013
- “Dever de Casa” de Victor Klier 5' 2014
- “Mulheres de Pedra” de Fernanda Almeida 8' 2014
+ recortes variados de cenas de filmes nacionais rodados em Petrópolis desde 1940.

O ano de 2015 foi escolhido pelo Cinema360° para celebrar a cidade o ano todo. Toda segunda 5ª feira de cada mês, às 19h, na Sala de Cinema Humberto Mauro serão exibidos outros filmes que compõe a mostra "UMA CÂMERA NA MÃO E PETRÓPOLIS NA CABEÇA".







Nenhum comentário:

Postar um comentário