terça-feira, 25 de março de 2014

ARTE E CRIAÇÃO AO ALCANCE DE TODOS NO CENTRO DE CULTURA


Está aberta, no Centro de Cultura Raul de Leoni, uma exposição que une fotografia e poesia. “Poesias ao Acaso”, de Carmem Teresa Elias e Romualdo Magela, conduz o visitante pelo mundo do amor, em todas as suas fases, através de uma interação entre imagens e palavras.

As fotos, cerca de 50, registram a natureza em diferentes cenários de Petrópolis e de outros locais, e foram clicadas pela poetisa Carmem Teresa Elias, com contribuições de Cristina Ethington e Beatriz Ribeiro.

Os poemas, que interagem com as imagens, são de autoria de Carmem Teresa e de Romualdo Magela, mineiro de nascimento e radicado em São Paulo , com quem ela desenvolve um projeto à distância, em parceria online. Além desta mostra, o projeto resultou até agora em dois livros publicados, de onde foram extraídos os poemas nela utilizados: “Poesias ao Acaso” e “Insano”. Ambos tiveram lançamento na inauguração da exposição, no último dia 15.

INTERAÇÃO COM OS VISITANTES E OFICINAS DE CRIAÇÃO - “Fiquei contente com a finalização do segundo livro, mas mais contente ainda com duas moças que aqui estiveram”, declarou Romualdo Magela, durante a inauguração da mostra, no último dia 15. Ele explica: “Depois de ver nosso trabalho, elas vieram nos mostrar suas próprias poesias, pedindo nossa opinião. Portanto, o livro (que reúne as poesias ali exibidas) cumpriu sua função, que é incentivar outros escritores. Todo poeta pode publicar seus poemas, mas motivar outros artistas a investir em sua criação e compartilhá-la é um privilégio”, comemora.

Carmem Teresa acrescenta: “Nosso projeto é de interação, estamos abrindo as portas ao público para vir participar e criar”, diz. Além de organizar a mostra, ela também está promovendo rodas de leitura e oficinas gratuitas de criação para os visitantes que desejarem trilhar os caminhos das imagens, externas e internas, através da poesia e da fotografia. E garante: “É esse o público que mais nos interessa. Queremos desenvolver trabalhos conjuntos com essas pessoas também, e até fazer com eles uma outra exposição”.


O ROTEIRO DO AMOR -  A mostra “Poesias ao acaso” trata do amor em todas as suas fases e da redescoberta da vida. Está dividida em setores demarcados, de acordo com os temas tratados nas poesias e fotos. Uma faixa do chão, abaixo dos trabalhos, formada com materiais e cores relativos ao tema, forma uma espécie de guia e ambientação, sinalizando os diferentes setores: o do amor primaveril, adolescente, cheio de encanto e ilusão (cor de rosa); o do amadurecimento do amor (amarelo), com o fim da fantasia e o encontro com as verdades do sentimento e da vida, que pode trazer desilusão e tristeza; o da fase de sofrimento, do abandono, no ser humano e na natureza (marcado pela ambientação de folhas secas); o setor da “abstração do sal” (lilás), ou seja, o setor do suor e da lágrima, sofrimento e superação, quando no recolhimento temos de buscar encontrar a beleza existente para nos reerguermos, com a tomada de consciência de que o caminho é de pedras para todos; ao final, vem o setor do brilho e cura.

A exposição está na Galeria Van Dijk e pode ser vista de terça a sábado, das 13h às 18h, e aos domingos das 13h às 17h. A entrada é gratuita, assim como as atividades oferecidas pela artista. O Centro de Cultura Raul de Leoni fica na Praça Visconde de Mauá, 305 – Centro Histórico. O telefone é (24) 2233-1200. Mais informações podem ser obtidas pelo Disque Turismo, pelo 0800 024 1516.

FONTE: ASCOM FCTP

Nenhum comentário:

Postar um comentário