quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

280 Dias: Adolescência e Gravidez, um balanço de sucesso



Encerramos nessa 2ª feira, dia 03/12, a exposição “280 Dias: Adolescência e Gravidez”, no Centro Cultural FASE - FMP, Casa Hercílio Esteves.

A exposição foi resultado do trabalho de pesquisa desenvolvido através do PET Saúde – Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde -, do Ministério da Saúde, por alunos e professores dos cursos de Medicina e Enfermagem, e coordenado pela professora Míriam Heidemann.

O projeto da exposição foi coordenado pelo Centro Cultural e teve a curadoria do artista plástico Claudio Partes.

A exposição entrou em cartaz no dia 27 de julho e, nesses 129 dias, recebemos aproximadamente 50 escolas, públicas e privadas, de Petrópolis, Rio de Janeiro, Magé, Campos, Cabo Frio e Duque de Caxias. Grupos com diferentes faixas etárias, dos 06 aos 17 anos de idade, e alguns grupos de EJA (Educação de Jovens e Adultos).

Além de escolas, recebemos a visita de nossos PSFs (com os jovens das comunidades onde estão inseridos), empresas e projetos sociais que desenvolvem trabalhos com adolescentes.

O total de visitantes ultrapassou as 3.000 pessoas, totalizando 3.387 visitantes.

Encerramos a exposição “280 Dias: Adolescência e Gravidez” com a certeza de termos cumprido nosso papel, o de levar informação e conhecimento produzido dentro de nossa instituição aos nossos públicos de interesse. E, para que nossa missão fosse um sucesso, utilizamos a arte e a criatividade como estratégia, criamos um ambiente leve, com dados, informações científicas, um espaço interativo e, principalmente, fiel aos resultados apontados na pesquisa que a originou.

A exposição foi planejada para, a partir de seu encerramento no Centro Cultural FASE - FMP, Casa Hercílio Esteves, ser itinerante. O projeto, então, recebe um novo desafio, o de circular em outros espaços, ampliando o seu alcance e mantendo o mesmo conceito expositivo. Esse desafio já está sendo planejado com a equipe da Coordenação de Projetos Especiais, com a professora Míriam Heidemann e com um grupo de alunos que já se incorporou ao projeto.

As 6.000 fraldas que simulam um muro serão doadas aos nossos funcionários com filhos pequenos e aos PSFs gerenciados pela Instituição.

Agradecemos a todos que contribuíram para o sucesso da exposição.

Um comentário:

  1. Parabéns! Ótima iniciativa! Espero que essa exposição viaje bastante! Tem muito adolescente que precisa conhecê-la! Parabéns a toda equipe! E obrigada por nos receber tão bem!

    ResponderExcluir