quinta-feira, 17 de setembro de 2015

No Rio Scenarium, a quinta-feira é no balanço do chorinho

É em clima de samba, choro e baião que começa a quinta-feira (17) no Rio Scenarium. A partir das 19h30, a música brasileira toma conta da casa, ao som do grupo Taruíra. O quinteto de choro contemporâneo abre a noite, que tem também show com o grupo Artigo Esgotado. 


De volta ao palco do Rio Scenarium, o Taruíra vai apresentar sua mescla de ritmos que se traduz em uma interpretação única do choro. Unindo esse ritmo tão tradicional a outros estilos musicais e agregando instrumentos como a bateria, o grupo entrega um repertório que vai do pop dos Beatles em "Ticket to ride" a "Baião", de Luiz Gonzaga. As duas canções se encontram no palco em um arranjo exclusivo.  

Se quem dá o tom é a música brasileira, o grupo formado por Breno Morais (flauta e sax soprano), Carlos Watkins (sax tenor), José Roberto Leão (violão de sete cordas), Maurício Verde (cavaco) e Yuri Garrido (bateria) não poupa temperos especiais na hora de construir a identidade irreverente de sua música. Além de “Ticket to ride”, o quinteto apresenta outros grandes encontros musicais. O baião volta a aparecer em “Bolero”, de Ravel; “Caravan”, de Dizzy Gillespie, ganha uma nova sonoridade; e “Hit the road, Jack”, composição de Percy Mayfield imortalizada por Ray Charles, faz a ponte entre “April Child”, de Moacir Santos, e “Um chorinho pra você”, de Severino Araújo.  

O repertório também homenageia outros grandes nomes da nossa música. Pixinguinha marca presença com “Sofres porque queres”, Jacob do Bandolim aparece em “Noites cariocas”, “Bole-bole” e “Brasileirinho”. Waldir Azevedo tem sua “Carioquinha” recriada pelo grupo, que também apresenta obras de Altamiro Carrilho, Zequinha de Abreu e Raul de Barros, entre outros compositores.  Completam o show canções autorais do quinteto, gravadas em seu primeiro disco e também no DVD “Nas Nuvens”.
   
Encerra a noite o samba de raiz do quarteto Artigo Esgotado. Formado por Thiago Barbosa (cavaquinho e voz),  Guilherme Caselli (violino), Juninho Oliveira (percussão e voz) e Alex Cardoso (percussão e voz), o grupo traz uma mistura de sambas clássicos, releituras de sucessos atuais e composições próprias. No repertório, Cartola, Chico Buarque, Noel Rosa, Gilberto Gil, Zeca Pagodinho e Arlindo Cruz, entre outros. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário