quinta-feira, 7 de julho de 2016

Roda de choro do Taruíra retorna à Mosela


Após longa temporada fora do palco que o consagrou em Petrópolis, o grupo de choro Taruíra retorna à Cidade Imperial em grande estilo: apresentando no coreto da Mosela canções clássicas de seus 14 anos de carreira. O encontro acontecerá no dia 17 de julho, de 13h às 17h, na Praça Frei Aniceto Kroker. A classificação etária é livre e a entrada é franca.

Em uma apresentação repleta de canções feitas para dançar e se divertir, o repertório do Taruíra mistura releituras de clássicos da nossa música e composições autorais. Este é o caso de “A pasta do Carlinhos” e “Um cabrito no Capela”, que fazem parte do DVD do Taruíra e que serão tocadas no domingo. Temas tradicionais do choro, como “Noites Cariocas”, “Brasileirinho” e “Sofre porque queres” ganham versões mais temperadas, agradando todo o público.

A ousadia do grupo não para por aí. O rock n’ roll e o baião se unem na versão de “Ticket to Ride”, dos Beatles, e o “Bolero”, de Ravel, ganha uma cadência adaptada ao choro. Ray Charles também aparece na apresentação com “Hit the road, Jack” que é mesclada com “April Child”, do maestro Moacir Santos, em uma releitura memorável. Na bagagem cultural do Taruíra cabe de tudo, do jazz ao pop, misturando ritmos brasileiros e latinos, os rapazes produzem um som para todas as idades.

A musicalidade única do Taruíra é resultado da junção dos músicos Breno Morais (sax soprano e flauta), Carlos Watkins (sax tenor), José Roberto Leão (violão de sete cordas), Maurício Verde (cavaquinho) e Yuri Garrido (bateria). A apresentação no coreto da Mosela acontece após passagens pelo Festival de Chorinho e Sanfona de Rosal e no palco do Rio Scenarium, uma das melhores casas de show do Rio de Janeiro.

Quando se fala em Taruíra, é automático lembrar das famosas rodas de choro na Mosela. O movimento começou em 2007, como um encontro de músicos ao ar livre e cresceu, chegando a somar mais de 150 apresentações gratuitas na cidade de Petrópolis. A iniciativa ajudou a democratizar o acesso à música instrumental na cidade, passando a fazer parte do lazer e da formação cultural dos petropolitanos.

O evento faz parte da comemoração de 14 anos do grupo de choro, que acontece em dezembro deste ano. Com apoio da Fundação de Cultura e Turismo de Petrópolis (FCTP), as rodas de chorinho acontecerão um domingo por mês de julho até o fim do ano. Estão previstas participações especiais para todas as edições, entre elas o tradicional duo Zé da Velha e Silvério Pontes, em data ainda a ser divulgada. O coreto da Mosela fica em local de fácil acesso, com estacionamento e transporte público. A apresentação do Taruíra começa a partir das 13h.

Serviço
Taruíra na Mosela
Data: 17 de julho
Horário: 13h-17h
Local: Coreto da Mosela
Endereço: Praça Frei Aniceto Kroker – Mosela – Petrópolis/RJ
Classificação etária: Livre
Entrada: gratuita

FONTE: Build Up Media
FOTOS: Mariana Rocha




Nenhum comentário:

Postar um comentário