segunda-feira, 17 de março de 2014

HOMENAGEM AO CENTENÁRIO DO MAESTRO GUERRA PEIXE


Na celebração, grandes nomes das artes, do Brasil e de Petrópolis e a entrega do prêmio especial


Acontece nesta terça-feira (18/3) a entrega dos troféus aos vencedores do 5º Prêmio Maestro Guerra-Peixe de Cultura 2013, promovido pela Prefeitura, por meio da Fundação de Cultura e Turismo (FCTP). Os vencedores serão conhecidos durante cerimônia no Sesc Quitandinha e receberão seus troféus, ao lado da atriz Monah Delacy, agraciada com o prêmio Notório Reconhecimento. A edição deste ano será especial, em homenagem ao centenário do instrumentista e compositor petropolitano, e terá até um tributo ao maestro. A homenagem será feita com concerto do Quarteto Rapsódico, que apresentará algumas das principais composições de Guerra Peixe.

Instituído por lei municipal para homenagear os artistas, produtores culturais, projetos e instituições que mais se destacaram em Petrópolis na área da cultura ao longo do ano anterior, o Prêmio Maestro Guerra-Peixe de Cultura é atribuído anualmente, após indicação e julgamento por uma comissão julgadora. Ela é estruturada no início de cada ano, para acompanhar as atividades culturais durante todo o período. É composta por pessoas de reconhecido saber e atuação cultural, sendo três representantes do Poder Público e seis da sociedade civil, indicados pelo diretor de Cultura da FCTP, gerenciadora do processo de escolha e premiação. Seus componentes se reúnem mensalmente, apontando e discutindo as indicações.

Apenas nove, das dez categorias premiadas, tiveram indicação de nomes pela comissão, além do prêmio de Notório Reconhecimento. A de teatro ficou sem indicações. A Comissão Organizadora foi composta pelas seguintes personalidades: Angela Zanei do Valle, psicóloga e poetisa, participante ativa dos eventos culturais da cidade; Cristiane Michelin, escritora e presidente da Academia Petropolitana de Letras; Rodrigo D’Avila, músico; Rose Marie, jornalista com programa de tevê sobre cultura; Sandra Vissotto, artista plástica; William Esteves, ator – todos da sociedade civil -; além de representantes do poder público como Márcia de Paula, representante do Petrópolis Convention & Visitours Bureau e Maria Luisa Rocha Melo, bibliotecária do Centro de Cultura Raul de Leone. Na coordenação, sem direito a voto, o diretor de Cultura da FCTP, Cláudio Gomide.

O evento vai contar com a presença de personalidades como o escritor Aguinaldo Silva, a bailarina Ana Botafogo e a artista plástica Ana Durães que irão entregar o troféu ao vencedor da categoria em que cada um atua. Também estarão presentes três dos quatro premiados com o Notório Reconhecimento nos concursos anteriores: o cartunista Lan, o frei Leonardo Boff e a diretora-presidente da Dell’Arte Produções Culturais, Myrian  Dauelsberg, responsável por grandes concertos de música erudita internacional realizados no Brasil, além de festivais na Alemanha e São Paulo e do Festival de Inverno de Petrópolis.

Os indicados, por categoria, são:

- Música Popular: Breno Morais; João Felippe de Souza Ramos; Marco Aurêh (pelo show Lumen); Tribo de Gonzaga.

- Música Erudita: Conjunto Anima e Cuore – UCP; Coral dos Canarinhos de
Petrópolis; Meninas Cantoras dos Canarinhos de Petrópolis; Projeto Mahler (com Patrícia Scagliusi, Ângelo Tribuzi  e Wally Borghoff). 

- Dança: Roberta Bertelli (pela atuação na Jornada Mundial da Juventude); Fobia (espetáculo de dança); Consuelo Carriles (pela participação no espetáculo “Federico Garcia Lorca”, da Cia. Flamencos de Mi Sierra).

- Artes Visuais: Claudio Partes; Rodrigo Santana; “Exposição - BrasilPortugal - O mar que nos separa a língua que nos une”.

- Literatura: Almir Tosta (pelo livro “A Bahia das Tradições, mistérios, mitos e magia”); Julio Ambrósio (pelo livro “Petrópolis - O Presente e o Passado no Espaço Urbano - uma Historia Territorial”); Nilton Anjos (pela tradução do livro Cânticos dos Cânticos).

- Comunicação: Programa “Vitrine”; Programa “Camarim”; programa “Revista On”; TV Fase, canal 24.

- Audiovisual: “O Acre em uma mesa de negociação”, de Thiago Gomide; “O Budismo e a Montanha”, de Ricardo Braun.

- Produção Cultural: Casa de Cultura Cocco Barçante; Studio S; Solstício do Som – Inverno e Verão 2013; X da Questão.

- Categoria Especial: Casa Claudio de Souza; Galeria de Arte Fefafez; Palácio Itaboraí; Gustavo Vierini.



Fonte: ASCOM PMP

Nenhum comentário:

Postar um comentário