segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

NOVA EXPOSIÇÃO NO CENTRO DE CULTURA DÁ DESTAQUE AO ARTESANATO

O artesanato ganhou o espaço mais nobre de uma das galerias de arte do Centro de Cultura Raul de Leoni nesta semana. A mostra, inaugurada pela Prefeitura de Petrópolis nesta sexta-feira, 14 de fevereiro, é composta por trabalhos de um tipo muito especial: todos têm como matéria-prima materiais reaproveitados, como vidros, latas e garrafas pet, ou os normalmente descartados, como sobras de tecido, papelão e madeira. Os autores são 20 artesãos de Petrópolis, sendo quatro individuais e 16 de três diferentes cooperativas -Uniart de Petrópolis, Artesanato de Petrópolis, Raízes do Ofício e Cidade Imperial. 

Decorativas e quase todas com funções práticas, as 40 peças da exposição “Petrópolis: Reciclando com Sustentabilidade”, incluem desde cachepôs a agendas, passando por diferentes objetos de uso doméstico, além dos quadros em madeira entalhada ou pintada.As luminárias chamam a atenção – das montadas em canos de PVC, com figuras recortadas, à do manequim recoberto artisticamente com linhas coloridas. Todas as peças da mostra estão à venda e por preços muito convidativos, a partir de R$ 30. Ade valor mais alto custa R$ 300: a luminária feita no manequim. 

A secretária executiva Cíntia Diniz foi uma das primeiras a visitar a mostra e não se conteve: comprou duas luminárias em PVC com figuras recortadas – uma de borboletas e outra com uma guitarra – e mais duas almofadas. “Como pode uma pessoa achar um tubo de PVC e fazer uma coisa tão linda? Ter uma idéia assim, diferente, e executar com essa perfeição?” ela pergunta. E completa: “A exposição é maravilhosa! É muito criativa. Achei tudo lindo”.

PROGRAMA PARA TODA A FAMÍLIA 

Uma visita à mostra pode render um ótimo programa cultural e de lazer, solo ou em boa companhia, no fim de semana. E é uma oportunidade imperdível de ampliar o conhecimento cultural das crianças, pois poderão ver, de uma só vez, quatro diferentes exposições. 

Esta é a terceira exposição inaugurada no Centro de Cultura neste mês. Ela veio se juntar à “Terra Mágica”, aberta no mês passado (esculturas feitas com materiais secos encontrados na natureza);“Olhares Vivos” (um mix de fotografias e poesias impressas);e “Criatividade Relativa” (uma mostra coletiva de artes plásticas com obras em diferentes técnicas: pintura, desenho, gravura, monotipia e escultura).
  
Todas podem ser visitadas de terça-feira a sábado, das 13h às 18h; e aos domingo das 13h às 17h.A entrada é franca. O Centro de Cultura Raul de Leoni fica na Praça Visconde de Mauá, 305. O telefone é (24) 2233-1200. Mais informações podem ser obtidas no Disque Turismo, que atende no telefone 0800 024 1516.

Fonte: ASCOM FCTP

 



Nenhum comentário:

Postar um comentário