quarta-feira, 28 de março de 2012

O Rapper MC Durango Kid no Projeto Quintas Culturais


A partir dessa semana e até o final do semestre, o Centro Cultural FASE - FMP entra no ambiente das manifestações artísticas e culturais urbanas, mais especificamente, 'da Rua' e apresenta parte de sua programação dentro desse contexto.

A 'Mostra Coletiva de Street Art: da Rua', promove no Projeto Quintas Culturais com o Quintas do Improviso dessa semana, um encontro com uma das formas mais originais do Rap, com o Beatbox e o Freestyle. Enquanto o MC Don Pachá reproduz sons de batidas eletrônicas com a boca, o MC Durango Kid cria rimas na hora, com temas sugeridos pela própria plateia.


A apresentação acontece no Hall de Entrada do Campus, às 10h.


Clique aqui para ouvir: http://www.oinovosom.com.br/MCDURANGOKID


MC Durango Kid

O Rapper petropolitano, nascido em 1985, morou em bairros populares da cidade da Cidade Imperial. O ambiente controverso em que viveu nos explica a ginga de quem foi criado, no morro, e no asfalto, do futebol na rua, aos clubes bacanas da cidade. Cria dos anos 90, sintetiza isso em suas letras e levadas, ácidas e dançantes, críticas e debochadas, constantemente buscando novidades. Como podemos conferir na música Deixe-me ir (sample do Cartola) ou na suingada Nó na madeira, que fez em parceria com os músicos petropolitanos Gabriel Tauk e Guido Martini.

Quando criança foi membro do Coral dos Canarinhos de Petrópolis e na adolescência fez parte da equipe de som “A Pretona” onde animava as festas hi-fi dos arredores com muito funk, rap, melody, dance, sons de baile. A música está presente em sua vida desde então. Aos 15 começou a escrever suas primeiras letras, que iam de críticas ao sistema a questões pessoais. Aos 19 anos começou a cantar rep (ritmo e poesia) em público, sendo um dos pioneiros da sua cidade, formou a banda RIMARX que depois de 6 anos e várias formações, proporcionou a maior sensação musical de sua vida, tocar nos Arcos da Lapa, com grandes nomes do rep carioca – Marcelo D2, Black Alien.- para mais de 15 mil pessoas.

Quando descobriu o Freestyle, em 2004, gostou tanto do exercício mental, do desafio da construção poética que se jogou na cena das batalhas. Participando de diversos eventos, foi o 1º Campeão do CONFRONTO FINAL evento que ocorre desde 2007 em Petrópolis, e reúne os melhores mc´s da cidade. Teve destaque nos principais torneios do Brasil, Liga Dos Mc´s, Hutúz rap festival (sendo finalista em ambos) edições especiais da BATALHA DO CONHECIMENTO, Rinha dos Mc´s,entre outros.

Com uma visão coletiva do movimento, o rimador foi presidente da Nação Hip Hop Petrópolis, que organiza desde 2006 uma série de eventos em sua cidade, instaurando mais um pólo da cultura no estado do Rio de Janeiro.

Freqüentador de forrós, rodas de choro, jam sessions de jazz, o Rapper costuma improvisar rimas em diversos ritmos, e é comum, quando está assistindo a alguma apresentação pela cidade, ser convidado a versar. E foi essa naturalidade que o permitiu se apresentar por diferentes palcos, desde as festas alternativas de Petrópolis e Itaipava até o Circo Voador, Teatro Odisséia, MOF2011(Meeting Of Favela) SESC – Pinheiros SP, Teatro Sérgio Porto RJ e tantos outros.

Em 2011 o MC lançou o seu disco “demo”, que preferiu chamar, demonstrativo e em seguida passou a ter o nome de DeMonstroAtivo (demonstro ativo, demonstrativo, de monstro ativo) e como o próprio nome sugere, é um panorama de todas essas experiências musicais e que vem amadurecendo cada dia. O disco DeMonstroAtivo Durango Kid, que conta com uma mistura de instrumentais nacionais e estrangeiros, do cool jazz ao ragga, teve a maior parte de sua produção executada por Bruno Makenze, no Estúdio S, além de contar com a parceria de diversos beatmakers e mc´s do Rio e de Petrópolis. O disco vendido a R$ 3,00, já atingiu a meta de mais de 800 cópias vendidas. No final de 2011 integrando com o coletivo musical Gotam C.R.U., lançou Gotam Riddins um trabalho voltado para o rub-a-dub e o dancehall, ritmos oriundos do reggae, onde mc´s brasileiros cantam em cima de clássicos riddins jamaicanos. Também neste ano, entendendo sua função como compositor e poeta e não apenas MC, Durango criou o Poesia Ritmada, evento que revisita e reconstrói o universo das letras de musica e poemas, sempre acompanhado por grandes artistas e poetas da cena petropolitana e carioca.


Contatos:


24 8158-3544
21 79068204
durangorimarx@gmail.com



Nenhum comentário:

Postar um comentário