sexta-feira, 23 de março de 2012

Aprendendo sobre o Cérebro com os Pássaros

E o ciclo de palestras “Fique por Dentro” não para!!!!

O LNCC convida para a próxima palestra do “Fique por Dentro” que será no dia 02/04 às 19h e abordará o tema “Aprendendo sobre o Cérebro com os Pássaros” proferida pelo pesquisador Cláudio Mello (Oregon Health and Science University).

Professor Cláudio Mello possui grande experiência na área de Neuroetologia, com ênfase em Neurobiologia Molecular, atuando principalmente com aprendizado vocal, processamento auditivo, memória e aprendizado, plasticidade neuronal, regulação de expressão gênica cerebral, neuroanatomia comparada, genômica comparativa, passaros canoros, beija-flores e psitacídeos.

O aprendizado vocal dos pássaros é o mesmo do aprendizado da fala, pela criança, compara Cláudio Mello, um brasiliense que há quase 15 anos mora nos Estados Unidos; entender como certos pássaros aprendem a cantar pode ser um passo importante para compreender como o homem domina o processo da fala.

Os pássaros são usados para estudar o modelo de aprendizagem, em que é preciso ativar gens que atuam nos circuitos neurais e vão levar a modificações na memória de longa duração. Estes gens que estão sendo ligados constituem um dos mecanismos de formação da memória de longa duração, explica. Graças aos pássaros, e ao estudo da neurociência, se sabe hoje sobre o circuito neural que controla vocalizações, possibilitando assim, entender o fenômeno do aprendizado e da memória. Segundo Mello, tal processo é semelhante ao aprendizado progressivo da fala em bebês humanos.

O tema da palestra também aponta como os estudos com pássaros são responsáveis pela abertura de novos campos de pesquisa na neurociência e como o estudo dos genes de pássaros, capazes de aprender a vocalizar sons, deve levar ao desenvolvimento de tratamentos para distúrbios humanos relacionados à fala.

Serviço:

O evento acontecerá no auditório do LNCC – Laboratório Nacional de Computação Científica - e é aberto ao público em geral. As inscrições são gratuitas para todas as palestras e podem ser feitas pelo e-mail: eventos@lncc.br

Ou pelos telefones (24) 2233-6101 – (24) 2233-6039

Exibir mapa ampliado

Nenhum comentário:

Postar um comentário