sábado, 28 de julho de 2012

A gravidez na adolescência abordada em exposição na FASE


"Minha mãe não quis [aceitar minha gravidez]. Ela falou que ia botar alguma coisa no meu café para eu perder o neném... aí me botou na rua." (grávida aos 18 anos)
Com depoimentos como esse, o Centro Cultural FASE - FMP abre para o público a exposição "280 DIAS: ADOLESCÊNCIA & GRAVIDEZ", resultado de um trabalho de 2 anos realizados por professores e alunos dos cursos de Medicina e Enfermagem.

Além de depoimentos (áudio e texto) das adolescentes pesquisadas , o visitante encontrará informações estatísticas e conteúdos retirados da pesquisa, curiosidades, peças anatômicas de fetos e instalações artísticas.

Uma das preocupações na montagem da exposição foi com a utilização de recursos para que se pudesse explorar as diferentes percepções do visitante - textual, auditiva, visual e sensorial, criando um ambiente leve  mas com profundidade nos elementos para reflexão. Um ambiente provocador e interativo.

Também se teve o cuidado de ao longo da exposição, não se estabelecer nenhum juízo de valor, permitindo assim que cada um possa fazer suas próprias reflexões e chegar as suas próprias conclusões sobre o tema em questão.

A exposição realça os resultados inovadores da pesquisa e pode ser um instrumento valioso para os profissionais que trabalham com jovens, seja na escola ou em suas comunidades.

  

  
  
  

  
  
  
  

Serviço:

Até 30 de novembro de 2012

Visitação:
de 2ª a 6ª feira - das 9h às 21h
sábados - das 9h às 18h

Domingos, feriados e recessos - Fechada

Visitas guiadas podem ser agendadas pelo telefone 2244-6471 ou pelo e-mail cpe@fmpfase.edu.br

Ficha Técnica:

Direção Expositiva: Ricardo Tammela e Miriam Heidemann
Designer e Produção: Claudio Partes
Direção Técnica e Conteúdo: Enfermeira Dr. Miriam Heidemann
Coordenação de Conteúdo: Geraldo Julio Ptizer Santos, Lucille Annie Carstens, Patrícia Alvim Rodrigues, Patrícia Ramos P. Rodrigues, Sylvia Von Sydow Bittencourt e Margareth Rose Pereira de Alcântara Salomão
Ilustrações: Claudio Partes, Natália Espíndola e Francisco Marques
Artistas Plásticos convidados: Rosa Damasceno Paranhos e Adriane Guimarães

Nenhum comentário:

Postar um comentário