quinta-feira, 5 de novembro de 2015

‘Meninos e Meninas’: o maior fenômeno adolescente dos últimos tempos terá única apresentação em Petrópolis


    Um espetáculo interpretado por adolescentes com todas as questões, dúvidas e contradições que fazem parte do tão complexo mundo desses jovens. Dos assuntos mais corriqueiros aos mais polêmicos, Meninos e Meninas passa por temas como sexo, bullying, família, anorexia, mídias sociais, amizade, perda, amor, entre outros, de forma divertida e antenada. Com doze atores em cena, música ao vivo e trilha sonora que passa por Beatles, Katy Perry, Legião Urbana, Capital Inicial, Tim Maia e Jessie J, a peça escrita e dirigida por Afra Gomes e Leandro Goulart faz um raio-x da chamada “geração Y” e preenche uma lacuna da produção teatral brasileira.

        Meninos e Meninas que estreou em 2014 no Teatro das Artes (Shopping da Gávea) sem patrocínio, permanece por um ano em cartaz com sucesso absoluto de público. Após seis meses de temporada, o espetáculo ganhou novas cenas, diferentes números musicais e coreografias de tirar o fôlego, ganhando, também, uma “hashtag” na logomarca, fazendo referência às milhares de postagens de fãs nas redes sociais. elenco é formado por jovens talentos de novelas e teatro, consagrados pelo público jovem. Em cena, eles vivenciam as aventuras e descobertas da adolescência. 

Fase da adolescência é retratada no texto de Afra Gomes e Leandro Goulart
      Com um número cada vez mais crescente de jovens consumidores dos produtos culturais como literatura, cinema e música, no teatro percebe-se um hiato entre a produção de peças para esse público e a quantidade de adolescentes interessados nas artes cênicas. Na década de 90, após o sucesso de “Confissões de Adolescente” por exemplo, houve uma estagnação na produção de obras desse gênero e até hoje a oferta para esse público é quase nula, enquanto para o público infantil e adulto há grandes e diversificadas produções. Entendendo que o que falta para levar mais jovens ao teatro é a falta de produções voltada para eles com uma linguagem moderna e atual, Meninos e Meninas aposta no diálogo aberto e descolado com os adolescentes. “A peça é considerada descolada para o público adolescente e antenada nas mídias sociais. A obra se propõe a tirar essa galera do mundo virtual e levá-la ao teatro contribuindo dessa forma para a formação e crescimento de jovens plateias, uma vez que há poucos espetáculos de qualidade voltados para o público dessa faixa etária”, explicam Afra e Leandro.

         O espetáculo voltado para o público adolescente desperta também grande interesse dos pais desses jovens que buscam entender o que eles pensam, “É impressionante como vemos os pais indo junto dos filhos, ou os jovens levando os pais. Além de criar uma aproximação entre eles a peça cria também uma abertura pro adolescente ver que aquele problema que ele tem não é um bicho de 7 cabeças. É uma experiência de reaproximação e transformação”, conta Afra. 
Atores representam os dilemas adolescentes na peça
         Afra Gomes e Leandro Goulart, responsáveis pelo texto e direção, tem uma longa e bem sucedida trajetória tanto no humor, quanto no teatro voltado para adolescentes, como espetáculo “Garotos”, escrito por Leandro Goulart e dirigido pela dupla, que em 2009 se tornou um grande sucesso ficando em cartaz durante 3 anos. “É uma grande responsabilidade oferecer para esse público um trabalho de qualidade e que ao mesmo tempo fale a língua deles. Eles se identificam, eles se enxergam dentro desse trabalho. Isso é transformação, o teatro pode ser também uma forma de entretenimento muito pessoal, envolvente, direta, com contato humano que vai além de toda a tecnologia que temos. É uma forma e estimular que essa galera cresça apaixonada por teatro, dando continuidade do consumo dessa arte”, finaliza Afra. Tanto Garotos, quanto Meninos e Meninas, agora também irão virar livros, filmes e séries para TV.

Nenhum comentário:

Postar um comentário