quinta-feira, 13 de agosto de 2015

Confira as novas exposições em cartaz no Centro de Cultura


Quatro novas exposições inauguradas na última semana ocupam o Centro Cultural Raul de Leoni neste mês de agosto: “Inetriana: impulso, emoção e arte”, de Jaime Moreno e Pablo RIbeiro, “Coletiva Bernerartes”, do atelier Bernerartes, sob a orientação de Walter Berner, “Bigúmea”, coletiva de Carmem Elias, Sérgio Alex e Romualdo Magela, e “Cruzeiros”, do fotógrafo Márcio RM. Promovidas pela Prefeitura de Petrópolis, por meio da Fundação de Cultura e Turismo, as mostras de fotografia, pintura, desenho e poesia estão abertas à visitação de terça a sábado, das 10h às 18h, e aos domingos, das 10h às 17h, com entrada franca. Confira os detalhes:

“Inetriana: impulso, emoção e arte” Mostra coletiva de pai, o artista plástico experimental Jaime Moreno, e filho, o também artista plástico e designer Pablo Ribeiro, num dualismo onde se confrontam conceitos diferenciados de entendimento e visão da arte contemporânea. Os artistas compartilham diferentes interpretações sobre o processo criativo de ver a arte, mas ao mesmo tempo buscam harmonizar suas visões atemporais e vivências com distintas abordagens e usos de materiais expressivos na pintura.
Em exibição na Galeria Aloísio Magalhães até 29 de agosto.

“Coletiva Bernerartes” Essa coletiva do atelier Bernerartes, sob a orientação de Walter Berner, traz diferentes tendências estéticas com temas abstratos e figurativos, e em técnicas variadas como óleo, acrílica, aquarela, têmpera, pastel e desenho. Cada participante apresenta em média três a quatro obras (dependendo das medidas), com temáticas e técnicas livres.
Em exibição na Galeria Djanira até 30 de agosto. Não abre aos domingos.

“Bigúmea” Exposição de fotografias e poesias que apresenta um trabalho artístico feito com parceria de Carmem Teresa Elias, Sérgio Alex e Romualdo Magela. As imagens associadas a textos escritos visam ilustrar o cotidiano das massas, os ‘efeitos’ colaterais de um mundo globalizado no comportamento. O trabalho visa despertar uma percepção mais atenta, além da obviedade: perceber o que ‘mais está lá’, no âmago das imagens e das palavras... um desafio a refletir, repensar e, principalmente, por meio da dualidade desafiadora, resgatar os valores realmente significativos da existência.
Em exibição na Galeria Van Dijk até 30 de agosto.

“Cruzeiros” O ensaio, do fotógrafo Márcio RM, faz parte do Recorte Popular, projeto que realiza um mapeamento de festas populares pelo Brasil afora. A série de fotos apresentadas nessa mostra foi realizada no município de Cataguases, Zona da Mata Mineira. São 20 imagens coloridas que revelam a habilidade do autor para enquadrar pessoas com delicadeza e precisão.
Em exibição no Espaço Alternativo até 30 de agosto.

O Centro de Cultura Raul de Leoni fica na Praça Visconde de Mauá, 305 – Centro Histórico. Telefone: (24) 2233-1200. Mais informações: Disque Turismo 0800 024 1516.

Fonte: FCTP Imprensa










Nenhum comentário:

Postar um comentário