segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

Exposição Itinerante sobre Gravidez na Adolescência chega ao bairro Quitandinha

A mostra encerra o ano em escola municipal da região e ficará disponível ao público durante 15 dias 

Montada com material de dois anos de pesquisa, feita pela Faculdade Arthur Sá Earp Neto (FMP/Fase), a exposição itinerante “280 Dias: gravidez e adolescência” tem o objetivo de percorrer as comunidades de Petrópolis capacitando os jovens atendidos pelos CRAS (Centros de Referência de Assistência Social e Cidadania) das regiões, para que atuem como monitores, propagando o conhecimento sobre o tema.

“A monitoria é uma oportunidade para esses jovens, pois viram formadores de opinião em suas comunidades, multiplicando essas informações em seus círculos de convivência. Dessa forma, a própria comunidade passa a vê-los com outro olhar”, explica Ricardo Tammela, coordenador de Projetos e Extensão da FMP/Fase.

Desde outubro deste ano, a mostra já percorreu os bairros Madame Machado, Vale do Carangola, Corrêas e, em dezembro, permanecerá até o dia 17 na Escola Municipal Stefan Zweig, em Quitandinha, graças a uma parceria da FMP/Fase com a Prefeitura de Petrópolis, que identificou os bairros da cidade com maior incidência de gravidez entre jovens para receber a mostra. A exposição itinerante também contou com o apoio do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA).

“Nós temos muitas escolas no entorno, por isso eu espero que a exposição seja um sucesso e acho que 2015 será um ano em que conseguiremos atingir ainda mais comunidades”, disse Fernanda Ferreira, secretária do Trabalho, Assistência Social e Cidadania.

Um estudo divulgado pelo Ministério da Saúde apontou que, desde o ano 2000, o Brasil não consegue reduzir o número de gestantes com menos de 15 anos e que, juntas, essas jovens somam 82 nascimentos todos os dias no país. Uma realidade vivida por Eliane Sandra Fontes, diretora da escola, que possui hoje duas alunas grávidas, de 15 e 13 anos. “A gente tem que sensibilizar, abraçar o jovem. O que atrapalha é parar os estudos. Que perspectiva essa criança vai ter?”, desabafa.

A exposição itinerante conta com o auxílio de 11 estudantes extensionistas, dos cursos de Enfermagem e Medicina da FMP/Fase. “Eu acho que falta informação dentro de casa e educação sexual nas escolas. O intuito dessa exposição é chocar, porque a partir do choque a gente reflete sobre os problemas e tenta achar uma solução”, diz Gabriela de Carvalho, aluna do 3º ano de Medicina.

A faculdade já capacitou 22 jovens atendidos pelos CRAS, para orientação aos visitantes. “Essa capacitação que fiz com a faculdade mudou muito a minha vida, porque até uns meses atrás eu estava sem fazer nada”, revela William Silva Viana, de 16 anos.
No dia 18 de dezembro, a FMP/Fase realizará a formatura dos monitores, quando receberão os certificados de participação e entregarão os diários de campo, encerrando as atividades deste ano.




Nenhum comentário:

Postar um comentário