terça-feira, 19 de agosto de 2014

WORKSHOP COM DIRETOR DE TEATRO INTERNACIONAL

Os 450 anos de William Shakespeare serão lembrados com um grande presente aos artistas petropolitanos de teatro: o workshop intitulado “The Rest is Silence!” (O Resto é Silêncio!), que será realizado entre 22 e 24 de agosto. Representa, aos artistas, oportunidade de ampliar a visão, a capacidade técnica e artística através da revolucionária composição cênica que já consagrou, no mundo inteiro, o diretor Renato Rocha. Promovido pela Cia Teatral Língua de Trapo, o workshop será realizado com o apoio da Prefeitura, por meio da Fundação de Cultura e Turismo de Petrópolis. Das 20 vagas disponíveis, três serão ocupadas por artistas sorteados pela Fundação, que poderão fazer o workshop gratuitamente.


As inscrições estarão abertas até dia 20 de agosto. O custo é de R$ 250, com direito a certificado. O sorteio será realizado no dia 21 e os contemplados terão seus nomes divulgados no facebook. O workshop com o diretor Renato Rocha será na sede da Cia Teatral Língua de Trapo, nos dias 22, das 19h às 22h; e 23 e 24, das 15h às 19h. O endereço é rua Sete de Abril, 374, centro. É possível obter mais informações pelo telefone (24) 98110-6877 ou 99945-4306.  As inscrições, com currículos resumidos, podem ser feitas pelo e-mail orestoesilenciopetropolis@gmail.com.

O workshop terá foco na composição cênica, onde o espaço teatral servirá de plataforma de diálogo entre as demais expressões artísticas, que se colocarão a serviço do que cada participante tem a falar como artista no mundo de hoje. Os participantes terão oportunidade de vivenciar o processo criativo colaborativo, além de exercícios físicos, vocais e jogos específicos desenvolvidos por Cicely Berry e utilizados em todos os processos de criação da Royal Shakespeare Company. As oficinas têm o objetivo de estimular os participantes a se colocarem no papel de Shakespeare, através dos textos do próprio bardo, enquanto artista que observou e falou sobre a sociedade de seu tempo. Para isso é necessário que cada participante escolha e decore um texto selecionado da obra do poeta inglês, com critério essencialmente pessoal: o texto deve se relacionar com a
própria vida do ator. O pré-requisito é que cada participante associe o texto de sua escolha com imagens e sons/músicas, que deverão ser trazidas no primeiro dia de trabalho.

Renato Rocha - Integrante da Royal Shakespeare Company, de Londres, com carreira internacional radicado em Londres desde 2012, Renato Rocha vem trabalhando em diversos países, dirigindo espetáculos de peso e com artistas também de várias nacionalidades. Recentemente ele dirigiu o projeto “Turfed” com sua companhia internacional, que reúne artistas de 14 diferentes países. Sucesso de público e crítica, o espetáculo foi realizado através de parceria com o LIFT (London International Festival of Theatre), um dos festivais mais conceituados
da Inglaterra.

Em seu vasto currículo constam inúmeros espetáculos de ponta, entre eles o aclamado show "The Dark Side of Love", uma co-produção entre Roundhouse e o LIFT para o World Shakespeare Festival e para o LIFT, durante as Olimpíadas de Londres. Renato dirigiu este espetáculo em 2012, quanto era contratado da Royal Shakespeare Company. Participou ainda de festivais na Europa, Ásia e África, com espetáculos tanto de Shakespeare como de Jorge Amado, demonstrando assim sua versatilidade como artista e diretor. Esta capacidade lhe valeu vários convites para participar de projetos sociais, como o do Street Child World Cup, implementando sua filosofia de arte educação para jovens moradores de rua.

FONTE: ASCOM PMP

Nenhum comentário:

Postar um comentário