segunda-feira, 21 de julho de 2014

ARTES E AVIAÇÃO SÃO TEMAS DE EXPOSIÇÕES NO CENTRO DE CULTURA


Três novas exposições estão abertas à visitação no Centro de Cultura Raul de Leoni. Esculturas, pinturas criadas por diversos artistas – desde os já consagrados até as de uma pintora que está estreando com uma mostra exclusiva – e banners com imagens e informações que contam uma história importante e encantam especialmente os amantes da aviação, são as apostas da Prefeitura de Petrópolis para a programação de julho, através da Fundação de Cultura e Turismo. São elas:


“ESPERANÇA”, de Ruth Assunção – Surpreendente mostra de pinturas de uma autodidata de 50 anos, que se descobriu artista há apenas dois anos e é hoje uma revelação petropolitana no campo da arte. Com telas cheias de cor e alegria, Ruth ocupa a Galeria Van Dijk do Centro de Cultura.  “Pedi a oportunidade, mas enviei meio receosa as fotos do meu trabalho para análise da Fundação, porque sei que artistas famosos expõem ali. Esta exposição é a realização de um sonho”, diz ela, que só teve sua atenção despertada para a arte depois de aprender pintura em tecido, para sair de uma depressão.  “Arte é sina, necessidade. Não é profissão”, afirma o escultor Marcelo Lago. Professor de artes, ele comenta que histórias como a dela não são tão raras. “Diversos artistas são pessoas mais velhas que, por uma doença física, procuram um trabalho terapêutico, começam a pintar e se descobrem ótimos artistas, como aconteceu com a Ruth. Ela experimenta diversas linguagens, ainda está buscando uma linguagem própria. Mas, iniciante, já dá vôos na arte abstrata. É bem interessante, um talento”, arremata.



IV SALÃO ABD & PETRÓPOLIS - A Associação Brasileira de Desenhos e Artes Visuais (ABD) leva para a Galeria Aloísio Magalhães uma mostra coletiva com artistas conhecidos no mercado brasileiro e carreiras consolidadas. São trabalhos em diversas modalidades e técnicas das artes plásticas, com escultura e pintura, além de literatura, criados por artistas de diferentes cidades fluminenses e até de outros estados, como Paraná, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e de Brasília. Fundada por um grupo de artistas no Rio de Janeiro, há 70 anos, a ABD promove exposições por todo o Brasil e no exterior, com pelo menos uma mostra mensal. Em Petrópolis, esta é a sétima, tendo sido três delas em homenagem ao aniversário da cidade. Podem ser vistas 85 obras de 44 artistas, sendo nove de Petrópolis: Alexis Sant’Anna, Carmem Elias, Ireni Oliveira, Liana Achão, Marie T., Nice Sant’, Oswaldo Mossi, Paula Rigo e Vilson Amado. O salão premiará, no encerramento, os artistas indicados por um júri em cada modalidade.



MEMÓRIA DA AÉROPOSTALE - A exposição retrata em banners, com fotos e textos, a história da companhia de aviação pioneira fundada em 1919, na França, que, aproveitando o serviço de pilotos veteranos da Primeira Guerra Mundial, estabeleceu linhas de conexão para o serviço aéreo postal entre Europa, África e América do Sul. O Rio de Janeiro foi uma das cidades a que serviu. Entre seus pilotos estava o famoso escritor Saint-Exupéry, autor do best-seller “O pequeno Príncipe”, que costumava descansar em Petrópolis entre os vôos, na casa de propriedade de um colega da companhia. A mostra, que está no Espaço Alternativo do Centro de Cultura, é uma realização da Associação Memória da Aéropostale no Brasil (AMAB) e do Raide Latécoère, com apoio da Prefeitura de Petrópolis, por meio da Fundação de Cultura e Turismo.



As exposições podem ser visitadas de terça a sábado, das 13h às 18h, e aos domingos, das 13h às 17h. A indicação etária é livre e a entrada é franca. O Centro de Cultura Raul de Leoni fica na Praça Visconde de Mauá 305, no Centro Histórico. É possível obter mais informações no Disque Turismo: 0800 024 1516.

FONTE: ASCOM PMP

Nenhum comentário:

Postar um comentário