quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Casa de Cláudio de Souza recebe o encontro cultural “Com rima vai bem, sem rima também”



Um encontro cultural entre a poesia e alunos a partir do 5º ano será realizado na Casa de Cláudio de Souza no dia 13 de novembro, às 10h. O evento faz parte do projeto “Com rima vai bem, sem rima também", que leva o nome de um dos livros das poetisas Kátia Vieira Silva e Lindalva de Barros Rathke. Na ocasião, elas irão lançar em Petrópolis o livro de poesia “Amor Bilíngue”, lançado na última Bienal do Livro, no Rio de Janeiro.

O encontro será divido em etapas: apresentação de vídeos, música, jogos interativos, declamação de poesias das autoras e de vários poetas e apresentação do livro das poetisas. A entrada é franca e as escolas interessadas devem fazer o agendamento através do e-mail mimp.casaclaudiodesouza@museus.gov.br.

A idéia nasceu após o lançamento do livro “Quatro formas de Sentir”, em maio de 2004. Kátia e Lindalva apresentam-se em escolas divulgando seu livro e passando a magia da poesia aos alunos. A intenção é mostrar o poder da leitura e a diferença entre ler e interpretar uma poesia, fazendo com que percebam através dos versos, toda a carga de sentimentos e emoções do e tudo que pode estar embutido em um poema. O projeto já foi apresentado em diversas escolas da rede municipal de ensino do Rio de janeiro com apoio de professores e diretores dos respectivos estabelecimentos com total aprovação e inclusive no Sindicato dos professores do Rio de Janeiro.

Ambas as autoras são formadas em Letras, pós-graduadas em Língua Portuguesa e têm convicção de que a poesia se encaixa em todas as etapas de ensino. Elas já participaram de sete bienais e o livro “Quatro formas de sentir” participou da Bienal de Frankfurt.

A Casa de Cláudio de Souza fica na Praça da Liberdade, 247, Centro, Petrópolis. Para mais informações, entre em contato pelos telefones (24) 2231-5156 e (24) 2231-4722 ou pelo e-mail mimp.casaclaudiodesouza@museus.gov.br.

SERVIÇOS

Projeto de poesia nas escolas: “Com rima vai bem, sem rima também”
Data: 13 de novembro de 2013, às 10h
Local: Casa de Cláudio de Souza
Público alvo: alunos a partir do 5º ano
Responsáveis pelo projeto: poetisas Kátia Vieira Silva e Lindalva de Barros Rathke
Entrada franca

FONTE: ASCOM MUSEU IMPERIAL

Nenhum comentário:

Postar um comentário